InícioEditorialPolítica NacionalProximidade de Lula e Lira marca posse de novo ministro do Turismo

Proximidade de Lula e Lira marca posse de novo ministro do Turismo

Presidente da Câmara cobra petista pela reforma ministerial para acomodar o Centrão

TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Arthur Lira e Lula conversam durante posse do novo ministro do Turismo, Celso Sabino

A proximidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) marcou a posse do novo ministro do Turismo, Celso Sabino. Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, realizada nesta quinta-feira, 3, os dois conversaram e deram risadas no palco. Antes da solenidade, eles também estiveram juntos no gabinete da Presidência com ministros e parlamentares. Lira cobra Lula pela reforma ministerial para acomodar o Centrão e, inclusive, estaria adiando votações econômicas, como a do arcabouço fiscal, para aumentar a pressão. A expectativa é que as mudanças nos ministérios sejam fechadas até o dia 14, assim que o presidente voltar de agenda no Pará. Dois nomes do Centrão são cotados para ocupar cargos no primeiro escalão do governo. São os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Fufuca já foi indicado para o Ministério de Desenvolvimento Social, atualmente comandado por Wellington Dias. Já Silvio Costa Filho pleiteia o Ministério dos Esportes, de Ana Moser. No entanto, não há uma indicação do governo de que essas duas pastas sejam cedidas na reforma ministerial. O governo tenta costurar como irá acomodar os partidos do Centrão, que também podem ganhar cargos no segundo e terceiro escalão.

Como mostrou o site da Jovem Pan News, Lula afirmou nesta quinta-feira, 3, que “não tem pressa” para realizar a reforma ministerial, uma vez que ainda estuda mudanças para acomodar partidos com o objetivo de ampliar a base de apoio do Congresso. “Eu vou fazer ajustes no governo porque nós temos interesse em construir maioria, para que até o final de 2026 a gente possa votar as coisas importantes de interesse do povo brasileiro. A troca de ministros não pode ser vista como uma coisa absurda, uma coisa menor. Nós temos partidos importantes que querem participar do governo, fazer parte da base, então vamos conversar”, declarou.

Até o momento, a única alteração nas pastas foi a saída de Daniela Carneiro (União Brasil, em migração para o Republicanos) do Ministério do Turismo, substituída por Celso Sabino (União). “Quando você mexe no tabuleiro, não pode mexer numa peça errada, colocar uma peça errada”, prosseguiu Lula. “É verdade que eu vou fazer mudança no ministério, mas é verdade que isso ainda não está definido por mim. Eu vou agora para o Estado do Pará e, quando eu voltar, semana que vem, eu vou definir o que vou fazer no governo”, disse o presidente.

Por outro lado, Lira negou nesta quinta que a reforma na Esplanada dos Ministérios possa interferir no calendário de votação do arcabouço fiscal. Segundo Lira, líderes da Casa devem se reunir nos próximos dias para discutir as modificações feitas pelo Senado Federal ao texto, que institui a nova regra fiscal do Brasil, mas não há data para a nova votação porque “falta consenso”.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

MPF anuncia julgamento de ex-PRFs pela morte de Genivaldo Santos

O Ministério Público Federal (MPF) dará início, na próxima terça-feira (26/11), ao julgamento de...

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

Celebridades que enfrentam problemas com a justiça não são uma novidade. Mas, além de...

Colo-Colo anuncia mais 5 contratações para próxima temporada

O Colo-Colo, nesta sexta-feira (22), anunciou a contratação de mais 5 jogadores para compor...

China apresenta ‘porta-avião de drones’ e outras armas em desfile militar

A eleição de Donald Trump promete intensificar ainda mais as disputas entre Estados Unidos...

Mais para você