InícioEditorialPolítica Nacional‘Não tem jogo ganho’, diz Fernando Haddad sobre novo PAC

‘Não tem jogo ganho’, diz Fernando Haddad sobre novo PAC

Rui Costa destacou impulsionamento do governo para parcerias público-privadas, as PPPs

Pedro Kirilos/Estadão

Haddad durante a cerimônia de lançamento do novo PAC

O governo federal lançou o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nesta sexta-feira, 11, em cerimônia no Rio de Janeiro. A iniciativa visa retomar e executar obras em diferentes eixos, como Saúde, Educação, Infraestrutura (transição energética, saneamento, entre outros), e Defesa. A previsão é superar R$ 1 trilhão em investimentos até 2026. “Não tem jogo ganho”, disse o ministro Fernando Haddad (PT), ressaltando que os projetos buscam um “olhar de futuro” com investimentos públicos e privados e desenvolvimento sustentável. “Com o plano de transformação ecológica, nasce um novo modo de pensar”, afirmou.

Durante o lançamento, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo encontrou 14 mil obras paralisadas e que os projetos necessários para o desenvolvimento do país serão retomados. “Vários governadores tiveram que colocar recursos próprios para fazer obras paralisadas do PAC nos seus Estados”, afirmou.

Os editais para as parcerias público-privadas serão lançados a partir de setembro, e geram expectativa no governo. “O Novo PAC se diferencia dos outros por acreditar e articular o Estado como o ente que vai promover, induzir, estimular e apoiar a parceria público-privada”, disse Rui Costa.

A cerimônia é realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Também estão presentes o prefeito Eduardo Paes (PSD), o governador Cláudio Castro (PL), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSD); e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o “banco dos BRICS”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você