Um novo medicamento contra o câncer tem apresentado bons resultados em pacientes com mieloma múltiplo. Os testes estão sendo realizadso no hospital Christie, em Manchester, no Reino Unido.
Dados divulgados pela equipe do hospital, na segunda-feira (14/8), mostraram que dois em cada três pacientes que receberam o tratamento estão se recuperando bem com a medicação imunoterápica.
Os ensaios clínicos estão sendo feitos em 30 pacientes desenganados, que já não tinham outras alternativas de tratamento. Entre eles, está uma enfermeira que tem o diagnóstico de mieloma múltiplo há dois anos. Ela passou por vários tratamentos, inclusive transplantes de medula.
“Graças a este novo medicamento experimental, após 7 meses de uso, o câncer não foi detectado no meu corpo. Eu, que havia sido desenganada, agora só encaro efeitos colaterais relativamente menores, como unhas quebradiças e alguma perda de paladar”, afirmou a enfermeira Jan Ross.
A enfermeira Jan Ross é uma das pacientes que está realizando o novo tratamento Como a imunoterapia ataca o mieloma? Os voluntários são pessoas com mieloma múltiplo que já passaram sem sucesso pelos tratamentos tradicionais. O mieloma múltiplo é um tipo raro de câncer, que representa 10% dos casos de câncer de medula e sangue diagnosticados.
Na imunoterapia, o tratamento é feito ensinando o próprio sistema imunológico do paciente a identificar as células tumorais e aniquilá-las.
Segundo a hematologista Emma Searle, que lidera as pesquisas, cerca de 66% dos participantes dos estudos estão apresentando bons resultados. “Estes testes mostram que estamos melhorando nossas armas na luta contra o mieloma e, em breve, poderemos aumentar a expectativa de vida destes pacientes”, afirmou em comunicado à imprensa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.