InícioEditorialMP-RJ investiga interrupção do abastecimento de água no Rio; prazo para normalização...

MP-RJ investiga interrupção do abastecimento de água no Rio; prazo para normalização é de 72h

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) oficiou, nesta segunda-feira, 28, órgãos e entidades responsáveis pela preservação e monitoramento do manancial em que está localizado o sistema Guandu, responsável pelo abastecimento de água potável de aproximadamente 13 milhões de pessoas na capital fluminense e região metropolitana. Segundo as investigações das autoridades do Rio de Janeiro, houve um despejo irregular de surfactante (substância presente no detergente) nesta segunda-feira, 28. O aparecimento de uma espuma de origem desconhecida na Estação de Tratamento de Água do Guandu fez com que moradores de diversos bairros do Rio de Janeiro ficassem sem água. O desabastecimento aconteceu por ordem da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), empresa responsável por serviços de saneamento no Estado.

Segundo a Cedae, a distribuição de água aos moradores foi retomada às 19h29 da segunda, mas o abastecimento total deve demorar até 72 horas para ser restabelecido. As cidades afetadas são Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A estação fechada é responsável por 80% do fornecimento de água na capital e região metropolitana. A Cedae informou ainda que a água com surfactante não foi, em momento algum, distribuída para a população. Assim que foi constatada a presença do composto, a captação foi interrompida, e a água que já estava no interior da estação foi descartada, afirmou a companhia.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dengue: Brasil ultrapassa 5 milhões de casos e bate novo recorde

Bloomberg Creative Photos/ Getty Images 1 de 1 Aedes aegypti, também conhecido como mosquito...

Centro de Porto Alegre vira lixão a céu aberto após água baixar

A redução do nível do rio Guaíba no final de semana resultou em uma...

Lula compromete reeleição se repetir erros de Dilma, diz economista

Uma das autoras da Lei de Responsabilidade Fiscal, Selene Nunes diz que o presidente...

Mais para você