São Paulo — O secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, esteve em Brasília na última quarta-feira (18/10) para negociar com parlamentares aliados da bancada paulista a destinação de emendas federais para reforçar as ações de segurança no estado.
Derrite espera usar as emendas para adquirir material de resgate para o Corpo de Bombeiros e um equipamento de comparação balística que deverá ser usado pela Polícia Técnico-Científica, entre outros investimentos.
Deputado federal pelo PL licenciado para comandar a SSP no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), Derrite esteve com colegas como Rosângela Moro (União), Rosana Valle (PL), Coronel Telhada (PP), Kim Kataguiri (União) e o senador Marcos Pontes (PL).
Durante as visitas, ele gravou vídeos para as redes sociais com a maioria dos parlamentares. Kim, que é pré-candidato à Prefeitura no ano que vem, publicou uma foto com Derrite e afirmou ter discutido temas como Cracolândia, novos investimentos em batalhões da Polícia Militar (PM) e “tecnologias para prevenir crimes na região central da capital”.
Apesar da ambição eleitoral de Kim no ano que vem, Derrite afirmou que a parceria entre os dois não indica sinalização de apoio nas eleições de 2024 — o governador Tarcísio de Freitas, chefe de Derrite no govenro, pretende apoair a reeleição do atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).
Apesar da promessa dos deputados, a secretaria não contará com os recursos imediatamente. A pasta ainda aguardará o empenho (liberação para gastos) do valor das emendas de cada parlamentar pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que poderá ocorrer apenas na próxima legislatura.