InícioNotíciasPolíticaSilveira viaja à Venezuela para acelerar importação de energia

Silveira viaja à Venezuela para acelerar importação de energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), afirmou que vai desembarcar na Venezuela, nesta segunda-feira (23/10), para acelerar o processo de importação de energia gerada pela usina hidrelétrica de Guri e integrá-la ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Queremos voltar da Venezuela com datas marcadas. Se a linha estiver segura e a produção de energia em Guri estiver dentro da normalidade, acredito que, em 30 dias, já vamos ter essa energia chegando a Boa Vista”, destacou Silveira.

A declaração do ministro de Minas e Energia ocorreu após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada.

Silveira defende que a importação de energia da Venezuela vai trazer segurança energética para Roraima e poderá impactar positivamente na conta de luz da população, uma vez que terá redução na compra de óleo diesel pelas térmicas, responsáveis pela geração de energia do estado.

Roraima é a única unidade da Federação que não faz parte do SIN. Entre 2001 e 2019, o estado importou energia da Venezuela. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nos primeiros meses de sua gestão, decidiu interromper a compra de energia do país vizinho.

Em agosto, Lula e Silveira assinaram um decreto para retomada da compra de energia da usina de Guri, na Venezuela.

“O decreto permitirá realizar contratos para trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil”, afirmou o ministro na época.

No último apagão, registrado em agosto de ano, Roraima foi o único estado que não foi afetado pela falta de energia. A unidade da federação é abastecida pelas termelétricas locais operadas pela empresa Roraima Energia.

O apagão afetou o Distrito Federal e 25 estados do país. A falta de energia afetou, em especial, serviços de saúde, escolas e o transporte nas grandes capitais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem após enchentes

Cidades do estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Desastre “explodiu de uma hora para a outra”, diz Leite

Governador do Rio Grande do Sul avalia que a comunicação é um de seus...

HÁ VINTE ANOS – A vez do companheiro do PT

03:50 Levantamento do PFL sobre os cargos ocupados seguindo critérios políticos indica a existência...

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

Mais para você