Mais 209 passageiros desembarcaram no Brasil após repatriação. Além deles, nove pets desembarcaram da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) na madrugada desta segunda-feira (23/10), no Rio de Janeiro. Já são mais de 1,4 mil pessoas repatriadas e retiradas do conflito entre Israel e o grupo Hamas.
Ao todo, saíram de Israel para o Brasil em voos da FAB 1.418 cidadãos e 53 pets, em um total de oito voos. O nono avião segue no Egito à espera de brasileiros presos na Faixa de Gaza.
O resgate, batizado de Operação Voltando em Paz, começou logo após a declaração de guerra entre Israel ao Hamas, após os ataques realizados pelo grupo extremista em 7 de outubro.
Aeronaves que já pousaram no Brasil:
KC-30 (Airbus A330 200): 211 passageiros; KC-30 (Airbus A330 200): 214 passageiros + 4 pets; KC-390 Millennium (Embraer): 69 passageiros; KC-30 (Airbus A330 200): 207 passageiros + 4 pets; KC-30 (Airbus A330 200): 215 passageiros + 16 pets; KC-30 (Airbus A330 200): 219 passageiros + 11 pets; KC-390 Millennium (Embraer): 69 passageiros + 9 pets; KC-30 (Airbus A330 200): 209 passageiros + 9 pets; Total: 1.204 passageiros e 44 pets. Imagem colorida do quinto avião da FAB a chegar no aeroporto do RJ com repatriados de Israel
Quinto avião da FAB a partir para resgatar brasileiros no confronto entre Israel e Hamas GOV BR e FAB
Avião com repatriados brasileiros vindos de Israel chega a Recife
Avião com repatriados brasileiros vindos de Israel chega a Recife Reprodução/TV Globo
foto-aviao-repatriacao-brasileiros-israel
Equipe de saúde da FAB, composta por dois médicos, dois enfermeiros e uma psicóloga Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto-aviao-repatriacao-brasileiros-israel
A aeronave KC-30, de prefixo FAB-2902, decolou da Base Aérea, em Brasília Vinícius Schmidt/Metrópoles
Avião aterrisa em Tel Aviv para buscar brasileiros após ataques do Hamas
Avião aterrisa em Tel Aviv para buscar brasileiros após ataques do Hamas FAB/Divulgação
Na foto, avião KC-390 da FAB – Aviao para resgatar brasileiros na guerra de israel
Na foto, avião KC-390 da FAB, avião para resgatar brasileiros na guerra entre Israel e Hamas Hugo Barreto/Metrópoles
FAB espera por brasileiros presos em Gaza Faltam, agora, os brasileiros que estão na Faixa de Gaza – impedidos de chegar à passagem de Rafah, para o Egito, devido ao conflito. Contudo, ainda não há uma previsão de quando haverá o desembarque desses passageiros, que serão transportados por meio da aeronave VC-2 (Embraer 190) da FAB, já que ainda não há autorização para resgate dos brasileiros.
A aeronave está no Cairo, no Egito, desde a quarta-feira (18/10) passada, e também levou kits humanitários. Foram enviados 40 purificadores de água e kits de medicamentos e insumos de saúde para ajuda humanitária. Os purificadores têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia.
Essas negociações ocorrem por meio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira. Entre sexta-feira (13/10) e sábado (14/10), Lula negociou diretamente com os presidentes de Israel, Isaac Herzog, do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
Diplomacia O governo tenta, desde semana retrasada, dialogar o cessar-fogo para conseguir repatriar os brasileiros “ilhados” na Faixa de Gaza. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou, entre sexta-feira (13/10) e sábado (14/10), negociar diretamente com os presidentes de Israel, Isaac Herzog, do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
No domingo (15/10), os esforços pareciam ter tido resultado. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, havia afirmado que ficou acordado que a passagem de Rafah será reaberta, após reunião com o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, no Cairo. Contudo, isso não se concretizou na previsão estipulada, da última segunda-feira (16/10), nem na última sexta-feira (20/10), quando havia previsão da passagem de estrangeiros na fronteira. No sábado (21/10), foi liberada apenas a passagem de caminhões de ajuda humanitária, com a segunda leva ocorrendo no domingo (22/10).
Após dias de negociação e consternação de diversos chefes globais, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votou a minuta brasileira de resolução que poderia frear o conflito entre Israel e Hamas. O texto, no entanto, não passou – foi vetado pelos Estados Unidos (EUA), na última quarta-feira (17/10). Agora, uma perspectiva pacífica está mais distante no horizonte.