InícioNotíciasPolíticaSenado aprova mudanças na Lei de Cotas

Senado aprova mudanças na Lei de Cotas

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (24/10), alterações na Lei de Cotas para o ingresso de estudantes em universidades e institutos federais. Uma das mudanças do texto determina que 50% das vagas das unidades de ensino superior para cotistas deverão ser destinadas para pessoas com renda igual ou inferior a um salário mínimo (R$ 1.320).

Atualmente, os alunos com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$1.980) podem concorrer às vagas destinadas para estudantes de baixa renda.

O senador Paulo Paim (PT-RS), relator do texto na Casa Alta, chegou a declarar que a Lei de Cotas deve vigorar até que haja uma igualdade social dentro das unidades de ensino superior.

“Nos Estados Unidos, houve política de cotas por 60 anos e chegou um momento em que a Suprema Corte entendeu que era a hora adequada de suspender. Nós poderíamos também chegar na hora de acabar com a política de cotas. Não é para toda a vida, é transitória. Espero, daqui a dez anos, dizer o ‘Brasil não precisa mais de política de cotas’”, afirmou Paim.

O texto prevê que quilombolas também poderão concorrer às vagas reservadas para estudantes de escolas públicas. A proporção racial deve ser mantida, mas as unidades de ensino deverão adotar uma metodologia para atualizar anualmente os percentuais de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência no estado, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, com as alterações, os cotistas raciais que disputam uma vaga pela ampla concorrência e não conseguiram se classificar poderão utilizar a sua nota para concorrer às vagas reservadas, o que pode aumentar as chances de ingresso em uma unidade de ensino superior.

O relator da proposta rejeitou a proposta apresentada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que pediu a eliminação das vagas reservadas por critérios raciais e a exigência de formação em escola pública, e deixou apenas cotas amparadas nos parâmetros da renda familiar.

Agora, o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Apoiadores de Trump hasteiam bandeiras dos EUA invertidas em protesto

Republicano foi considerado culpado de 34 acusações por um tribunal de Nova York na...

Conheça os tipos de colágeno e entenda os benefícios dessa proteína

Responsável pela elasticidade da pele e saúde das articulações, o colágeno é uma proteína extremamente...

Turistas ficam presos no elevador do Sampa Sky, atração que oferece vista panorâmica de SP

Um incidente inusitado ocorreu no edifício Mirante do Vale, localizado no centro de São...

Governo habilita mais 47.000 famílias do RS ao Auxílio Reconstrução

Caixa pagou o 1º lote na 5ª (30.mai); validação dos dados deve ser feita...

Mais para você