InícioEditorialPolítica NacionalMaceió vive ‘tragédia anunciada’ enquanto Braskem vai à COP28 falar sobre segurança...

Maceió vive ‘tragédia anunciada’ enquanto Braskem vai à COP28 falar sobre segurança ambiental, diz senador de Alagoas

Em entrevista à Jovem Pan News, o senador de Alagoas, Rodrigo Cunha, que atualmente é o presidente em exercício no Senado, falou sobre a situação em Maceió, que sofre com abalos sísmicos que ocasionou no afundamento do solo em aproximadamente dois metros, e obrigou várias pessoas a deixarem suas casas. Cunha reforçou que o que está sendo visto hoje, não é nenhuma novidade, porque já tinha sido avisado sobre a situação da região em 2018, e criticou o fato da Braskem, empresa responsável pela exploração de sal-gema em Maceió, de ser uma das palestrantes na COP28, conferência do clima que está sendo realizada em Dubai, nos Emirado Árabes Unidos, para falar sobre preocupação e orientação de segurança ambiental em um momento em que a capital de Alagoas sofre pelos seus atos. “Esse assunto não é novidade. Em 2018, quando aconteceram os maiores abalos, teve uma preocupação. Em 2019, o Senado teve uma grande participação e conseguiu demonstrar por laudo que o que estava acontecendo em Alagoas não era fenômeno natural ou terremoto como diziam, e sim consequências da exploração de um mineral durante 40 anos sem qualquer tipo de fiscalização”, falou Cunha. Segundo o senador, a própria empresa era responsável por realizar a fiscalização de suas atividades. “Eles contratavam técnicos e apresentam o laudo para o Ministério de Minas e Energia. Houve omissão por parte do governo”, fala.

Cunha relata que o que está acontecendo hoje, é o que já tinha sido previsto. “As minas estão ganhando profundidade. Foram dois metros em três dias e isso fez com que causasse alerta máximo de risco”, explica e acrescenta que a situação fez com que outro bairro no entorno fosse colocado sob estado de atenção e que mais 5 mil pessoas vão precisar deixar suas casas, e que algumas já começaram a evacuar, porém, estão sendo realocadas em hotel e recebendo auxílio porque não tem moradia para todo mundo. O senador conta que a situação está tão delicada que arrisca atingir a Lagoa Mundaú, de onde saí o Sururu, especiária de Alagoas. “Estamos diante de uma situação que gera preocupação no país inteiro”, diz. Durante entrevista à Jovem Pan News, Cunha criticou o fato de que a Braskem, mesmo em meio ao transtorno ambiental no nordeste, seja uma das empresas a palestrar na COP28 sobre preocupação e segurança ambiental. “É viver em um mundo de faz de conta. A empresa causou um prejuízo na cidade, que precisa ser reparado. E ela ainda não parou e precisamos saber onde ela vai chegar”, argumenta.

A Braskem informou neste sábado que todos os moradores deixaram a região da mina 18, inclusive aqueles que se opunham. O senador confirma a informação e conta que mais de 90% das famílias fizeram acordo com a empresa e adquiriram imóvel em outro local. “As pessoas tiveram opção de aceitar ou não, mas se acharem que não foi justo a quantia, podem pedir revisão”, diz Cunha, que também ressalta que o metro quadrado em Alagoas é um dos mais caros do Brasil e o mais caro do nordeste. Além das casas, comércios locais também foram afetados. Segundo ele, 2.000 CNPJ foram atingidos. “A União também tem responsabilidade, porque deu autorização para o estado fazer o que não foi feito. O Governo precisa buscar auxílio habitacional. Não podemos aceitar que essas pessoas apenas sobrevivam. Não é colocar em qualquer local”, fala Cunha. “Eu como senador também tenho essa responsabilidade de se preocupar com as pessoas, e é esse o momento de união e unificação. Não podemos fechar os olhos pro absurdo”, diz o senador, que também conta que teve uma reunião com o presidente em exercício, Geraldo Alckimin, e que eles estão monitorando em tempo real, graças a equipamentos de última geração, que permite atualização hora a hora do afundamento da região. Apesar da situação ser delicada, o senador tranquilizou os turistas que pretendem ir para a capital alagoana, e falou que não é toda a cidade que está interditada e em risco, apenas uma parte a qual ninguém tem acesso neste momento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Rodri diz que Vinicius Júnior é ‘um dos melhores do mundo’, mas destaca que ele precisa aprimorar

Rodri, que recentemente conquistou a Bola de Ouro, fez comentários positivos sobre Vinícius Júnior,...

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Mais para você