O primeiro curso Intensivo de Moda, organizado no BRICS+ Fashion Summit, apresentou um grupo diverso de especialistas que compartilharam suas percepções com uma plateia interessada de designers emergentes, proprietários de marcas e estudantes de moda. A curadoria do curso foi de Anna Rykova, editora de moda, estilista, consultora criativa e professora da BHSAD, autora de cursos na Skillbox, Fashion Factory. O curso foi ministrado por palestrantes do Brasil, da Colômbia, Rússia, China, Índia, África do Sul e outros países, e das principais escolas de moda do mundo. Eles se reuniram em Moscou, confirmando novamente seu status como uma das capitais da moda.
A importância de tais encontros e eventos multiculturais é descrita por Olivia Merquior, co-fundadora da Brazil Immersive Fashion Week: “Acho que eventos internacionais como esse… eles reúnem diferentes pessoas de diferentes culturas. Então é realmente incrível aprender e ganhar mais conhecimento sobre o que está acontecendo no mundo, e que realmente nos permite novas maneiras de criar excelentes estratégias para a moda global”.
O curso Intensivo de Moda teve por meta principal oferecer conhecimento e habilidades valiosas aos participantes, em vários aspectos da indústria da moda. Palestrantes da América Latina, em especial, ofereceram uma expertise singular na integração do patrimônio nacional com os designs contemporâneos, a produção sustentável e posicionamento de marcas.
Olivia Merquior apresentou uma palestra esclarecedora sobre “Como construir um processo inteligente de design voltado à inovação”. Os insights de Merquior proporcionaram aos participantes estratégias de valor para encorajar a criatividade e ampliar as fronteiras no processo do design.
Luciana Duarte, Palestrante na Universidade de Haia de Ciências Aplicadas (THUAS) e Consultora na Ethical Fashion Brazil, explorou as vantagens e desvantagens dos materiais ecológicos. Com base nas experiências de designers brasileiros que usam matérias-primas obtidas das florestas amazônicas, Duarte contou sobre a importância das compras éticas e seu impacto na indústria da moda.
Angela Dotor Robayo, docente na Universidade de Bogotá Jorge Tadeo Lozano, concentrou-se em estratégias e tendências do ecodesign. Seu workshop sobre a criação de novos materiais apresentou abordagens inovadoras ao desenvolvimento de materiais.
Santiago Romero Rodríguez, docente na Universidade de Bogotá Jorge Tadeo Lozano, falou sobre o impacto do varejo internacional no segmento de fast fashion em tendências locais de moda masculina, especificamente na Colômbia. Sua análise dos impactos comerciais e sociais das marcas estrangeiras de fast fashion ofereceu informações valiosas sobre a indústria local da moda e seu potencial de crescimento.
Diego Labrin Ladrón de Guevara, Especialista em Comunicações Digitais para o Setor da Moda, palestrante na Universidade de Palermo (Buenos Aires) e na Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Lima), falou com os participantes sobre posicionamento de marca no conteúdo digital. Sua aula enfatizou a importância da estratégia, da missão e das metas para criar uma forte presença de marca no domínio digital.
As palestras tiveram grande foco em sustentabilidade e tecnologias de desperdício zero, refletindo a crescente importância desses assuntos no setor da moda. As percepções e experiências dos especialistas serviram de inspiração para os participantes, demonstrando o potencial para uma indústria da moda mais sustentável e inovadora.
O curso Intensivo de Moda é parte do BRICS+ Fashion Summit, que ocorreu em Moscou entre 28 de novembro e 2 de dezembro, reunindo profissionais da moda de mais de 60 países. Além do curso Intensivo de Moda, ele incluiu um Showroom B2B, um ambiente profissional para 130 designers emergentes e experientes, o Programa Corporativo e 11 Desfiles de Moda de marcas internacionais.
BRICS+ Fashion Summit: site oficial | telegram | linkedin