InícioEditorialPolítica NacionalOAB-BA afirma acompanhar caso de violação de prerrogativas na 6ª Vara Cível...

OAB-BA afirma acompanhar caso de violação de prerrogativas na 6ª Vara Cível de Salvador

Foto: Divulgação/Arquivo

OAB-BA emitiu nota se pronunciando sobre o ocorrido 19 de dezembro de 2023 | 13:52

Em nota encaminhada nesta terça-feira (19) a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) afirma que está monitorando um incidente ocorrido na manhã dessa segunda-feira (18) na 6ª Vara Cível da Comarca de Salvador. Segundo o órgão, por meio de seu Sistema de Defesa de Prerrogativas, relata que a advocacia teve suas prerrogativas profissionais violadas quando o juiz titular da Vara se recusou a atender advogados, resultando na ofensa e intimidação física de um advogado por parte do magistrado.

Ainda segundo a OAB-BA, o Plantão 24 horas da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP) foi acionado, prestando assistência aos advogados presentes, especialmente ao advogado ofendido. O presidente da CDP teria em contato com os envolvidos, inclusive com o magistrado, buscando resolução, mas a demanda do colega foi negada.

Veja nota completa abaixo:

Manifestação da OAB-BA

A OAB da Bahia acompanha desde ontem, por meio do seu Sistema de Defesa de Prerrogativas, o caso ocorrido na manhã desta segunda-feira (18/12), por volta das 10h, na 6ª Vara Cível da Comarca de Salvador, quando a advocacia teve suas prerrogativas profissionais violadas pela negativa de atendimento do juiz titular da Vara e um advogado chegou a ser ofendido e fisicamente intimidado pelo magistrado.

O Plantão 24 horas da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP) foi contatado por advogados que estavam na Vara e o plantonista prestou toda assistência aos colegas, em especial ao advogado ofendido. O presidente da CDP foi informado e entrou em contato com o advogado e com uma advogada que presenciou os fatos. O plantonista se dirigiu à 6ª Vara Cível onde conversou presencialmente com o advogado ofendido e também com o magistrado, ouvindo-o e solicitando que despachasse a demanda do colega, o que foi negado.

Segundo relatos ouvidos pela CDP entre advogados e advogadas que testemunharam o ocorrido, tudo começou por volta das 10h, quando vários advogados aguardavam atendimento pelo juiz da 6ª Vara Cível e o magistrado anunciou que não atenderia nenhum advogado, faltando apenas dois dias do início do recesso forense. Os advogados e advogadas passaram a exigir o atendimento, como manda a lei e acionaram a Comissão de Direitos e Prerrogativas. Nesse interim, o corregedor dos Cartórios Integrados teria saído do gabinete do juiz e informado aos advogados que, a pedido da advocacia, o magistrado atenderia a todos.

O juiz titular da 6ª Vara Cível começou então a atender os advogados por ordem de chegada. Ao chegar a vez de um advogado, o juiz teria se negado a atende-lo pelo critério de ordem de chegada, dizendo que o atenderia somente após todos os outros. Diante dos protestos do advogado, o magistrado passou a insultá-lo e a intimidá-lo fisicamente, aproximando seu rosto do rosto do advogado enquanto proferia os insultos e acuando-o contra a parede, como se fosse agredi-lo fisicamente.

A Procuradoria de Prerrogativas da OAB-BA já foi acionada e tomará todas as medidas cabíveis no caso. A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, acompanhada pelo presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Victor Gurgel, receberá o advogado ofendido na tarde desta terça-feira (19/12) na sede da Seccional. “As prerrogativas da advocacia são inegociáveis e uma agressão a um advogado é uma agressão a toda a advocacia. Não mediremos esforços na defesa dos colegas”, declarou a presidenta.

Leia também:

Corregedor de Justiça da Bahia abre processo disciplinar contra juiz que xingou advogado de “palhaço” e “rato”

Juiz chama advogado de “palhaço” e “rato” em audiência no Fórum de Salvador

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Eduardo Leite visita cavalo resgatado no RS: “Alegria imensa”

Animal, apelidado de Caramelo, recebe tratamento no Hospital Veterinário Ulbra depois de ficar ilhado...

Indígenas mudam nomes cristãos em Goiás: “Não acho bom”

Indígenas de Goiás conseguiram mudar os nomes cristãos de registro em uma ação da...

Motorista de Lamborghini persegue motociclista após ter Rolex roubado na Faria Lima

Na tarde deste sábado (18), o motorista de uma Lamborghini teve o relógio Rolex...

Lula faz balanço com ministros sobre o RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Mais para você