InícioEditorialPolítica NacionalLewandowski vai a Mossoró para inspecionar busca por fugitivos

Lewandowski vai a Mossoró para inspecionar busca por fugitivos

Ministro da Justiça e Segurança Pública terá reunião com chefes das equipes que tentam localizar presidiários

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski Poder360/Sérgio Lima – 15.fev.2024

PODER360 17.fev.2024 (sábado) – 18h55

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, viaja a Mossoró (RN) neste domingo (18.fev.2024) para acompanhar as buscas pelos 2 fugitivos de uma penitenciária federal de segurança máxima. Segundo o ministério, ele será acompanhado pelo diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza.

A partida de Brasília está prevista para às 7h. Um representante do ministério, o secretário André Garcia, da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), já estava na cidade desde 4ª feira (14.fev), data da fuga, e participará das reuniões com Lewandowski.

Ele deve se reunir com os chefes das equipes que conduzem a busca nas áreas na região. A operação é realizada pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, e pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que congregam as policiais federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada.

Os 2 fugitivos, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal, considerado de segurança máxima. O sistema foi criado em 2006.

Os dois fizeram uma família refém na noite de 6ª feira (16.fev), roubaram celulares e comida. As informações foram confirmadas pela Senappen. De acordo com o ministério, o local fica a aproximadamente 3 quilômetros do presídio federal de Mossoró.

A operação para capturá-los é composta por 300 agentes federais, e tem drones e 3 helicópteros à disposição. As forças de segurança apuram como se deu a fuga. Um buraco foi encontrado na parede de uma cela.

Segundo Ricardo Lewandowski, a suspeita é de que eles tenham usado uma ferramenta de uma obra em andamento no presídio para abrir caminho.

INQUÉRITOS Segundo o MJSP, há duas investigações em curso. Uma delas, de caráter administrativo, liderada pelo Senappen, apura as responsabilidades da fuga e pode levar a um processo administrativo.

Também há 1 inquérito no âmbito da Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal das pessoas que, eventualmente, facilitaram a fuga dos 2 detentos da penitenciária.

Com informações da Agência Brasil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você