InícioEditorialPolítica NacionalDelgatti diz à CPI do DF que Bolsonaro ‘solicitou’ invasão ao CNJ

Delgatti diz à CPI do DF que Bolsonaro ‘solicitou’ invasão ao CNJ

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Walter Delgatti reforçou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sabia e solicitou a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O hacker de Araraquara já havia feito acusações semelhantes em oitiva à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. Delgatti ainda deu mais detalhes sobre um café da manhã com Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Durante a reunião, Bolsonaro teria pedido para o hacker inserir mandados falsos de prisão contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Eles queriam um jeito de mostrar que o sistema era vulnerável […] Então, tive a ideia de fazer o despacho e emitir a prisão de Moraes como se fosse ele mandando ele prender ele mesmo”, disse Delgatti.

Além disso, o ex-presidente teria pedido para o hacker invadir o sistema das urnas eletrônicas com a finalidade de gerar um “caos” para tentar manter Bolsonaro no poder. “Ideia seria o caos. Desde lá atrás, se o ex-presidente não ganhasse a eleição, ele causaria um caos a ponto de ser refeita a eleição ou então de continuar no poder sem ser pelo meio democrático”, afirmou Delgatti. O depoente disse ter sido “cooptado” pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que teria lhe contatado para cometer irregularidades. “Fui cooptado pelo ex-presidente em proposta semelhante à da Zambelli”, disse, referindo-se ao pedido de invadir os sistemas de Justiça. No depoimento à CPMI em 17 de agosto, Delgatti afirma que topou o “emprego” pedido por Zambelli e tentou burlar os sistemas em troca de um perdão presidencial. O hacker afirmou no depoimento a deputados federais e senadores que Jair Bolsonaro teria lhe oferecido um indulto presidencial em troca da invasão das urnas, e que como já havia sido condenado pela Vaza Jato, topou participar do esquema.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Múcio diz que governo vive “entrosamento absoluto” com militares

Ministro da Defesa afirma que teve parentes em acampamentos que resultaram na tentativa de...

Morre aos 39 anos a deputada federal Amália Barros, dirigente do PL

Morreu na noite deste sábado (11/4) a deputada federal Amália Barros, do PL do...

Orgulho de Itamaraju, Delegada Brunna Malta Brilha em Concurso Paulista

Em uma conquista que enche de orgulho a nossa querida Itamaraju, a jovem e...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões

As seis dezenas do concurso 2.723 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h...

Mais para você