InícioEditorialPolítica Nacional“Para que a pressa de acusar?”, diz Lula sobre morte de Navalny

“Para que a pressa de acusar?”, diz Lula sobre morte de Navalny

Presidente afirma que silêncio do Brasil sobre o caso é “por uma questão de bom senso”; ele diz aguardar as investigações

A jornalistas na Etiópia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) disse “compreender” os interesses “de quem acusa imediatamente”, mas que esse não é seu “mote” reprodução/YouTube Lula – 18.fev.2024

PODER360 18.fev.2024 (domingo) – 8h33

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou neste domingo (18.fev.2024) sobre a morte de Alexei Navalny, principal opositor do líder russo Vladimir Putin. Ao falar com jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia, o chefe do Executivo questionou o motivo da pressa em apontar um suposto responsável pela morte.

Lula foi interrogado sobre o silêncio do governo brasileiro sobre o caso. O presidente disse ser “por uma questão de bom senso”. Ele declarou: “Se a morte está sob suspeita, nós temos de, 1º, fazer uma investigação para saber do que o cidadão morreu. Vamos acreditar que os médicos legistas vão dizer ‘o cara morreu disso ou daquilo’”. E completou: “Senão, você julga agora que foi não sei quem que mandou matar e não foi. Depois, você vai pedir desculpas?”. 

A morte de Nalvany foi comunicada na 6ª feira (16.fev) pelo serviço penitenciário do distrito russo de Yamalo-Nenets, localizado na Sibéria, onde ele cumpria pena. O ativista teria se sentido mal e “perdido a consciência quase imediatamente” depois de uma caminhada. Uma equipe médica foi chamada para atendê-lo, mas não conseguiu ressuscitá-lo.

Porta-voz do ativista Alexei Navalny, a escritora Kira Yarmysh disse no sábado (17.fev) que o corpo dele ainda não foi entregue à família. Segundo ela, a mãe e o advogado de Navalny foram ao necrotério de Salekhard para obter a liberação, mas o corpo não estava lá. Conforme Yarmish, o comitê que investiga a morte do ativista disse que o corpo não seria entregue até a conclusão dos trabalhos. 

Em outra mensagem, a escritora afirmou que o ativista foi “assassinado”. Diversos líderes mundiais, entre eles o presidente dos EUA, Joe Biden, culparam a Rússia e Putin pela morte. 

“Para que essa pressa de acusar alguém?”, questionou Lula. “Você sabe quantos anos eu estou esperando [para saber quem é] o mandante do crime da Marielle [Franco]? Seis. E não estou com pressa de dizer quem mandou matar. Eu quero achar [o mandante]. Quando eu achar, vou dizer: ‘foi fulano de tal’”, disse. 

“Não quero especulação. Então, o cidadão morreu em uma prisão. Eu não sei se ele estava doente, se ele tinha algum problema”, continuou.

Lula citou o caso do homem que morreu durante um voo da Ethiopian Airlines que levava ministros de seu governo para Adis Abeba na 4ª feira (14.fev). O passageiro, cujo nome, idade e nacionalidade não foram divulgados, recebeu os primeiros atendimentos a bordo, mas não resistiu. O petista não estava junto ao grupo.

“O homem morreu dentro do avião. A gente vai culpar quem? Tem de fazer a perícia para depois dizer: ‘olhe, esse homem teve tal coisa e morreu‘”, afirmou. “Porque, senão, é banalizar uma acusação”, continuou. “Eu até compreendo os interesses de quem acusa imediatamente”, declarou Lula. “Mas não é o meu mote”, finalizou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PL do Veneno: Congresso tira da Anvisa e Ibama controle de agrotóxicos

Faisal Bashir/SOPA Images/LightRocket via Getty Images 1 de 1 aplicação agrotóxicos ...

Exclusivo: saiba quando Eliana grava seu último programa no SBT

Contagem regressiva para a despedida oficial de Eliana do SBT. E a coluna descobriu,...

Major Ronald ajudou a definir data e local do atentado contra Marielle Franco, diz PGR

No cenário de constante busca por justiça no Rio de Janeiro, uma atualização significativa...

Ministro da Fazenda tem CPF usado em plataforma de apostas sem autorização

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), teve seu CPF cadastrado em uma plataforma...

Mais para você