Um dos suplementos alimentares mais conhecidos entre pessoas que estão frequentando a academia é o whey protein. O produto é elaborado a partir do soro de leite e seu principal componente é a proteína: além de ser usado para auxiliar na construção de músculos, o suplemento pode proporcionar o emagrecimento.
Segundo a nutricionista Thaiz Brito, do Metrópoles, a proteína proporciona saciedade, reduzindo a ingestão de calorias desnecessárias. “Mas produto nenhum proporciona perda de peso milagrosa. O correto é consultar um nutricionista e aliar o consumo do whey a um estilo de vida saudável e déficit calórico”, aponta.
A nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília, explica que a quantidade ideal para obter os benefícios do whey protein depende de diversos fatores, como a frequência de exercícios e o objetivo do paciente.
“Se você é sedentário ou pouco ativo, a recomendação é consumir cerca de 0,8 gramas de whey por quilograma de peso corporal por dia. Caso pratique atividade física moderada, como caminhadas ou corridas leves, a quantidade ideal é de 1,2 a 1,5 gramas de proteína por kg/dia. Se pratica exercícios físicos intensos, como musculação ou treinos intensos, a dose aumenta para 1,5 a 2,2 gramas de proteína por kg/dia”, afirma Rayanne.
Conheça os tipos de whey:
Whey Protein
Existem três tipos de whey protein, um suplemento elaborado a partir da proteína do soro do leite GettyImages
Whey Protein
Um deles é o whey concentrado, que tem 80% de concentração proteica GettyImages
Whey Protein
Outro é o isolado, que tem 90% de proteínas GettyImages
Whey Protein
Por último, o hidrolisado pode ser feito a partir do concentrado ou do isolado. Ele passa por um processo de hidrólise, onde as proteínas são quebradas em estruturas menores pela indústria GettyImages
Outros benefícios do whey Um estudo da Universidade de Pequim, na China, feito com adultos chineses com sobrepeso descobriu que a troca do jantar por uma bebida com whey protein de 388 calorias durante 12 semanas proporcionou perda de peso e maior redução no Índice de Massa Corporal (IMC) em comparação com pessoas que jantaram normalmente.
O grupo que optou pelo shake de suplemento com frutas perdeu cerca de 4,5 kg, enquanto o que continuou com o jantar regular perdeu cerca de 2,2 kg, segundo a pesquisa publicada em 2018 na revista National Institutes of Health (NIH).
Além do emagrecimento, o suplemento pode proporcionar o fortalecimento do sistema imunológico, prevenir o envelhecimento precoce, auxiliar no controle da pressão sanguínea e auxiliar na construção de músculos.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!