InícioNotíciasPolíticaConsórcio Sul-Sudeste planeja compartilhar aparato de inteligência

Consórcio Sul-Sudeste planeja compartilhar aparato de inteligência

São Paulo – Os governadores dos estados que compõem o Consórcio Sul-Sudeste (Cosud) avançaram nas discussões sobre a criação de um gabinete compartilhado de segurança e buscam a compra compartilhada de aparatos de inteligência.

Seis dos sete governadores do Cosud se reuniram na tarde desta sexta-feira (1º/3), em Porto Alegre, no primeiro encontro deste ano. O evento teve início na quinta (29/2) e encerra no sábado (2/3).

Em outubro, já havia sido anunciada a intenção dos estados de utilizar uma base conjunta de dados e de alterar alguns pontos no Código Penal. Na ocasião, o governador mineiro Romeu Zema (Novo) defendeu aliança semelhante à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A ideia é que, no atual encontro, os estados elaborem um documento com as propostas de alteração no legislativo e o encaminhem aos respectivos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Participaram da reunião desta sexta os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); e do Paraná, Ratinho Junior (PSD).

O único que não esteve presente foi o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

Ao fim do evento, neste sábado, os governadores anunciarão novas decisões conjuntas. Também é previsto que divulguem detalhes do estatuto do Cosud, que vem sendo discutido nos últimos encontros.

Cosud reúne sete estados com maior PIB do país Embora o Cosud exista desde 2019, criado com o intuito de reunir os sete governadores dos estados com maior PIB do país (ES, MG, PR, RJ, RS, SC e SP), a formalização do consórcio ocorreu apenas em 2023.

A ideia é promover encontros entre os governadores a cada 90 dias para discutir o desenvolvimento das regiões. O Cosud é presidido pelo governador Ratinho Junior e a coordenação será revezada entre os governadores a cada 12 meses.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Mais para você