InícioEditorialBrasil cai duas posições no ranking de desenvolvimento humano da ONU

Brasil cai duas posições no ranking de desenvolvimento humano da ONU

O Brasil caiu duas posições no ranking de desenvolvimento humano das Nações Unidas, passando da 87ª posição em 2021 para a 89ª em 2022. A informação aparece nos dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), nesta quarta-feira, 13. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país ficou em 0,760, considerado elevado pelo Pnud. Houve uma melhora em relação ao ano anterior, refletindo os impactos da pandemia de Covid-19, com a expectativa de vida subindo de 72,8 para 73,4 anos. Apesar da melhora, o Brasil ainda não alcançou o patamar pré-pandemia, com a expectativa de vida em 75,3 anos em 2019. A renda per capita também aumentou de US$ 14.370 para US$ 14.615 ao ano. O indicador de educação apresentou retrocesso, com a expectativa de escolaridade caindo de 15,59 para 15,58 anos.

O Pnud destaca que o Brasil e outros países enfrentaram quedas nas posições do ranking devido às crises globais, especialmente a pandemia. No entanto, nos últimos anos, o Brasil teve um crescimento significativo, o que pode se tornar uma tendência para os próximos anos. A agência da ONU ressalta que a América Latina e o Caribe foram as regiões com maior queda nos índices de Desenvolvimento Humano entre 2019 e 2021. Michelle Muschett, do Pnud, explica que as crises globais impactaram a região de forma mais intensa devido às profundas desigualdades e ao crescimento econômico volátil. Apesar da leve recuperação dos índices em 2022, a América Latina e o Caribe ainda enfrentam desafios significativos em relação ao desenvolvimento humano.

*Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Datafolha: paulistanos confiam mais na imprensa do que nas redes

Jornais impressos são os meios em que eleitores mais acreditam na hora de se...

Agro precisa recuperar 3,2 milhões de hectares no Rio Grande do Sul

Arroz, soja, milho, uva e tabaco. Esses são alguns dos produtos que podem ter...

Câmeras de segurança ajudam polícia a reconstruir últimos passos de empresário morto no Rio

Imagens capturadas por câmeras de segurança de um prédio no Engenho Novo, na Zona...

Moraes se declara impedido de permanecer no caso de ameaça e perseguição à sua família

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu se declarar impedido...

Mais para você