InícioNotíciasPolíticaComo o cerco a Bolsonaro convém a Nunes em quebra-cabeça eleitoral

Como o cerco a Bolsonaro convém a Nunes em quebra-cabeça eleitoral

São Paulo – O avanço das investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem aliviado as demandas bolsonaristas que recaem sobre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na composição da chapa que disputará as eleições municipais deste ano.

Para o entorno de Nunes, com as energias voltadas para a sua defesa, Bolsonaro deve se ver obrigado a ceder em alguns dos pontos que haviam sido negociados como contrapartida ao apoio à reeleição. Isso inclui, por exemplo, a indicação ao vice da chapa à Prefeitura.

Inicialmente, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, condicionou o apoio de Bolsonaro à indicação do vice. Entre os nomes já ventilados, destacam-se o coronel Ricardo Mello Araújo e a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes (PL).

Sugerido pelo próprio Bolsonaro e favorito do presidente para vice, Mello Araújo já é visto por aliados do ex-presidente como um nome cada vez mais distante do posto. Em contrapartida, um aliado de Nunes tem ganhado mais força para a vaga.

É o caso do ex-ministro de Lula e ex-deputado pelo PCdoB Aldo Rebelo, atual secretário de Relações Internacionais de Nunes. A equipe do prefeito enxerga Rebelo como alguém capaz de acenar a eleitores mais ao centro que rejeitam a aliança com Bolsonaro.

Além disso, no cálculo deles, Rebelo tem maior potencial de atrair novos eleitores para Nunes do que nomes bolsonaristas, já que os votos de apoiadores do ex-presidente são dados como certos com a presença de Bolsonaro no palanque, independentemente de quem seja o vice.

nunes-galeria5

Nunes dá a mão a funcionária pública no centro Prefeitura de São Paulo

nunes-galeria4

Nunes posa para foto com cozinheira Prefeitura de São Paulo

nunes-galeria3

Nunes na sala de reuniões do 5º andar da Prefeitura Prefeitura de São Paulo

nunes-galeria6

Nunes ao lado dos aliados Tarcísio de Freitas e Milton Leite Prefeitura de São Paulo

nunes-galeria2

Nunes cumprimenta paciente em unidade de saúde Prefeitura de São Paulo

nunes-galeria7

Nunes durante visita à represa Billings Prefeitura de São Paulo

nunes-galeria1

Nunes olha para planta de obra pública Prefeitura de São Paulo

Bolsonaro e a vice Entre aliados de Bolsonaro, a possibilidade de contar com Rebelo como vice na chapa já tem sido admitida. Para pessoas próximas ao ex-presidente, o cálculo de atrair novos eleitores faz sentido e, embora tenha sido ministro de governos petistas e esteja filiado ao PDT, Rebelo possui boa relação com Bolsonaro, o que facilita as negociações.

Um dos entraves para Rebelo como vice é sua filiação partidária. Licenciado do PDT, partido que fechou apoio à pré-candidatura de Guilherme Boulos (PSol), o secretário só tem até a sexta-feira (5/4), prazo de encerramento da janela partidária, para migrar de sigla.

A janela partidária também é observada com interesse pela pré-campanha de Nunes, que já selou alianças dos principais partidos de centro e direita para estas eleições e vê como sepultadas as chances de uma candidatura bolsonarista que possa lhe tirar votos.

Este cenário é visto pelo entorno de Nunes como um sinal de que o prefeito terá maior autonomia para recusar indicações de nomes vistos como radicais e bancar um vice que seja de sua escolha, e não do PL ou do bolsonarismo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao lado de Lula, Macron diz que continuará defendendo a democracia

Presidente da França encontrou o presidente do Brasil na cúpula do G7, em Borgo...

Universidade se manifesta após mãe do ex-BBB Matteus usar cotas

Depois de toda polêmica em torno de Matteus Amaral, após ele usar as cotas...

Namorada do filho de Gal Costa pede proteção contra Wilma Petrillo

Namorada do filho de Gal Costa, Daniela Tonani entrou na Justiça pedindo uma medida...

Professores de universidades federais decidem manter greve após reunião com governo Lula

Os professores das universidades e institutos federais decidiram manter a greve após uma nova...

Mais para você