InícioEditorialMarinha anuncia novo diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico

Marinha anuncia novo diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico

O almirante Alexandre Rabello de Faria assumiu o cargo de diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha em uma cerimônia presidida pelo comandante da força, almirante Marcos Sampaio Olsen. O evento ocorreu no Complexo do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, com a presença de diversas autoridades militares e civis do Brasil e do exterior, incluindo ex-comandantes da Marinha, representantes da indústria, da Sociedade Amigos da Marinha e da comunidade científica e tecnológica.  Rabello assume a função anteriormente ocupada pelo almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, que esteve à frente do cargo desde 15 de dezembro de 2021. A diretoria é responsável por planejar, orientar, coordenar e controlar as atividades nucleares, científicas, tecnológicas e de inovação da Marinha. Ela atua como órgão central executivo do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuindo para diversos programas estratégicos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Durante seu discurso, o almirante Rabello destacou a importância estratégica da mudança da sede da DGDNTM para São Paulo em 2023, fortalecendo a representatividade da Marinha nesse Estado e intensificando a colaboração com instituições como o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), com quem a Marinha mantém uma parceria há quase 70 anos. “A mudança [para São Paulo] também sinaliza que estamos avançando no alcance do objeto principal do Programa Nuclear da Marinha e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, que é a obtenção do primeiro submarino nuclear convencionalmente armado do Brasil. Nosso primeiro submarino nuclear carregará o nome do ilustre patrono da Ciência e Tecnologia da Marinha, o Almirante Álvaro Alberto, pioneiro do Programa Nuclear Brasileiro e responsável pela proposta de criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do qual foi o primeiro presidente, destacou Rabello. Durante a cerimônia, o comandante da Marinha condecorou o almirante Rabello com a Comenda da Ordem do Mérito Naval no Grau Grã-Cruz, pelos serviços prestados à Marinha. Petronio Augusto Siqueira de Aguiar também foi homenageado com a Medalha Naval de Serviços Distintos em reconhecimento aos seus serviços dedicados à instituição.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Criticado, Pimenta defende sua escolha como autoridade federal no RS

A indicação foi alvo de críticas por Pimenta ser um possível pré-candidato do PT...

Menor chamou a PM após ficar com corpos da família em casa por 3 dias

São Paulo — O adolescente de 16 anos suspeito de ter matado a tiros...

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Mais para você