InícioEditorialPolítica NacionalPresidente do STF defende atuação da Corte contra ‘instrumentalização criminosa das redes...

Presidente do STF defende atuação da Corte contra ‘instrumentalização criminosa das redes sociais’

Luís Roberto Barroso disse que decisões judiciais não podem ter descumprimento deliberado e destacou que ‘qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal’

TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Luís Roberto Barroso defendeu atuação de Moraes e do STF sobre contas bloqueadas em redes sociais

Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), manifestou nesta segunda-feira (8) sobre o embate entre o bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), e o ministro Alexandre de Moraes, seu colega de Corte. Desde sábado, o sul-africano naturalizado americano tem feito críticas a Moraes e chegou a sugerir o impeachment do ministro. Musk ameaçou desbloquear contas suspensas pelo Supremo — como a do influenciador Monark e do empresário Luciano Hang — por suposta disseminação de fake news, disse que o X tem perdido receitas no Brasil e questionou: “Por que tanta censura?”. Em resposta, Moraes incluiu o bilionário no inquérito das milícias digitais. Diante da ofensiva do dono da Tesla e da SpaceX, Barroso defendeu a atuação do tribunal.

“Como é público e notório, travou-se recentemente no Brasil uma luta de vida e morte pelo Estado Democrático de Direito e contra um golpe de Estado, que está sob investigação nesta Corte com observância do devido processo legal. O inconformismo contra a prevalência da democracia continua a se manifestar na instrumentalização criminosa das redes sociais”, disse o presidente do STF. “O Supremo Tribunal Federal atuou e continuará a atuar na proteção das instituições, sendo certo que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras. Decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado. Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil”, complementou.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O tema ultrapassou as fronteiras brasileiras e foi discutido por veículos dos Estados Unidos, Europa e Austrália, e, claro, também nas redes sociais. Progressistas acusam Elon Musk de usar um artifício para aglutinar a “extrema direita” ao redor do mundo. Já os mais conservadores falam supostos “abusos” do Supremo. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse durante uma live no domingo (7) que o dono do X é o “símbolo” da luta pela liberdade. Parlamentares ligados a Bolsonaro elogiaram Musk, e o deputado federal Coronel Meira (PL-PE) protocolou um requerimento de moção de aplausos ao estrangeiro. Já os governistas criticaram o sul-africano e reacenderam o debate sobre regulamentação das redes. “O Brasil não é e não será o quintal da extrema direita. Todos que atentarem contra a democracia serão responsabilizados na forma da lei. As redes sociais não são terra sem lei”, disse Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação. O deputado Orlando Silva, relator do PL das Fake News, anunciou que vai sugerir a Arthur Lira, presidente da Câmara, que coloque em pauta o projeto de lei que trata sobre a regulamentação das redes. “Descumprir ordem judicial, como ameaça Musk, é ferir a soberania do Brasil. Isso não será tolerado! A regulação torna-se imperativa ao Parlamento.”

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Em noite nostálgica, projeto Floor movimenta o antigo Café Cancun

A nostalgia tomou conta de Brasília, na última quarta-feira (20/11), com a inauguração do...

MPF anuncia julgamento de ex-PRFs pela morte de Genivaldo Santos

O Ministério Público Federal (MPF) dará início, na próxima terça-feira (26/11), ao julgamento de...

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

Celebridades que enfrentam problemas com a justiça não são uma novidade. Mas, além de...

Colo-Colo anuncia mais 5 contratações para próxima temporada

O Colo-Colo, nesta sexta-feira (22), anunciou a contratação de mais 5 jogadores para compor...

Mais para você