InícioEditorialPolítica NacionalBolsonaro em embaixada não foi tentativa asilo político, diz PGR

Bolsonaro em embaixada não foi tentativa asilo político, diz PGR

Gonet nega sanções a ex-presidente, que ficou 2 dias na representação da Hungria em Brasília após ter passaporte apreendido

Paulo Gonet, procurador-geral da República, (foto) disse que Bolsonaro sair da embaixada mostra que ele não teria intenção de pedir asilo político Sérgio Lima/Poder360 – 18.dez.2023

PODER360 9.abr.2024 (terça-feira) – 23h43

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, entendeu que a estada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Embaixada da Hungria em Brasília não configura como uma tentativa de pedir asilo político ao governo de Viktor Orbán. O parecer foi enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta 3ª feira (9.abr.2024).

No documento, o chefe da PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestou contra novas sanções a Bolsonaro. As informações são da CNN Brasil.

O ex-chefe do Executivo ficou de 12 a 14 de fevereiro na embaixada húngara em Brasília. As imagens das câmeras de segurança foram obtidas pelo jornal New York Times e mostram Bolsonaro circulando pelo local e funcionários carregando itens como lençóis e travesseiros. O embaixador da Hungria também estava presente.

Na avaliação da PGR, a ida não configura como infração às medidas impostas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes –relator do inquérito que investiga suposto plano de golpe de Estado em 2022, durante o governo do ex-presidente.

Bolsonaro foi alvo da operação Tempus Veritatis, teve seu passaporte apreendido, foi proibido de se comunicar com outros investigados e não pode deixar o Brasil.

Depois das imagens na embaixada se tornarem públicas, Moraes deu 48 horas para que Bolsonaro se explicasse. A defesa alegou que se tratou um convite da Hungria para tratar da política de ambos países.

Bolsonaro, depois daqueles 2 dias, deixou o local. Ato que, na avaliação de Gonet, prova o ex-presidente não buscava asilo político na ocasião e que, por isso, não há motivo para novas sanções no momento.

A PGR também cita o fato que Moraes negou o pedido de Bolsonaro para recuperar seu passaporte para viajar a Israel e que isso não agravou o comportamento do ex-presidente nem o levou a causar maiores suspeitas de que fugiria do Brasil.

ESTADA DE BOLSONARO NA EMBAIXADA Assista ao vídeo que mostra Bolsonaro na embaixada húngara (59s):

NEW: Jair Bolsonaro spent two nights at the Hungarian Embassy in Brazil, just after police confiscated his passport as part of a criminal investigation.

We obtained security-camera footage that shows the president’s apparent bid for asylum. Full story: https://t.co/Co1fTuAvdV pic.twitter.com/TC5x0b4Olf

— Jack Nicas (@jacknicas) March 25, 2024

A seguir, a linha do tempo da ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria.

12.fev.2024 (21h37) – carro com Bolsonaro, um Honda Civic preto, chega à embaixada da Hungria em Brasília. Ele está acompanhado de 2 seguranças; 12.fev.2024 (21h38) – Bolsonaro, já fora do carro, conversa com Miklós Halmai, embaixador da Hungria no Brasil. Halmai conduz o ex-presidente e os 2 seguranças para um elevador; 12.fev.2024 (22h42) – funcionários da embaixada parecem levar água, travesseiros e roupas de cama para onde ficariam os apartamentos. Não é possível saber para quem seriam, mas, pelo horário e pela sequência de eventos, dá a entender que seria para Bolsonaro; 13.fev.2024 (7h57) – um funcionário da embaixada leva uma máquina de café para a área dos apartamentos; 13.fev.2024 (18h08) – Bolsonaro e um segurança conversam na parte externa da embaixada; 13.fev.2024 (20h38) – um homem desce de um Honda Civic preto, já dentro da embaixada, com uma mala e entra na área dos apartamentos. Ele vai embora às 21h16; 14.fev.2024 (16h15) – Bolsonaro entra no Honda Civic preto com os seguranças (cada um parece levar uma mochila) e deixa a embaixada. Halmai acompanha e acena para o automóvel.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Datafolha: paulistanos confiam mais na imprensa do que nas redes

Jornais impressos são os meios em que eleitores mais acreditam na hora de se...

Agro precisa recuperar 3,2 milhões de hectares no Rio Grande do Sul

Arroz, soja, milho, uva e tabaco. Esses são alguns dos produtos que podem ter...

Câmeras de segurança ajudam polícia a reconstruir últimos passos de empresário morto no Rio

Imagens capturadas por câmeras de segurança de um prédio no Engenho Novo, na Zona...

Moraes se declara impedido de permanecer no caso de ameaça e perseguição à sua família

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu se declarar impedido...

Mais para você