InícioEditorialPolítica NacionalPrisão de Brazão dá esperança a governistas, mas Elmar segue forte

Prisão de Brazão dá esperança a governistas, mas Elmar segue forte

Base de apoio do presidente Lula comemora, mas articulação do deputado apoiado por Lira é bem vista entre congressistas

Mesmo com a decisão da Câmara, Elmar (foto) acredita que o movimento o fortaleceu perante deputados de partidos do Centrão que estavam indecisos quanto à votação; acima, o congressista na festa de Marcos Pereira Sérgio Lima/Poder360 – 10.abr.2024

Fabricio Julião Mateus Maia 11.abr.2024 (quinta-feira) – 0h19

Governistas da Câmara veem como arriscado o movimento do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que articulou a soltura do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), preso por acusação de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco (Psol-RJ). Apesar de comemorarem o fato de a Casa manter o congressista preso, deputados da base de Lula afirmam que a “proteção” de Elmar à Câmara angariou mais apoio na corrida pela presidência da Casa.

A Câmara aprovou a manutenção da prisão de Brazão na 4ª feira (10.abr.2024) por 277 votos a favor e 126 contrários. A vitória do governo deu esperança a governistas para emplacar o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) à sucessão de Arthur Lira (PP-AL), mas o Centrão avalia que a votação não alterou em nada o cenário.

A votação que manteve Brazão preso foi o principal assunto da festa de aniversário de Marcos Pereira, em mansão no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, realizada na noite de 4ª feira. O evento contou com a presença tanto de políticos de esquerda quanto de direita. O presidente do Republicanos esteve próximo de ministros da gestão Lula e do líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Elmar Nascimento, por outro lado, permaneceu mais distante. O deputado conversou com o líder do PL na Casa Baixa, Altineu Côrtes (RJ), que orientou o principal partido de oposição a votar pela soltura de Brazão. Mesmo com a derrota, Elmar acredita que o movimento o fortaleceu perante deputados de partidos do Centrão que estavam indecisos quanto à votação na 4ª feira (10.abr).

A avaliação geral, mesmo com a comemoração dos governistas, é de que o resultado seria diferente se a votação fosse secreta e que Elmar foi “corajoso” de expor sua posição. A leitura na festa ia além, contando os ausentes na votação, os deputados contra a prisão seriam maioria.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem após enchentes

Cidades do estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Desastre “explodiu de uma hora para a outra”, diz Leite

Governador do Rio Grande do Sul avalia que a comunicação é um de seus...

HÁ VINTE ANOS – A vez do companheiro do PT

03:50 Levantamento do PFL sobre os cargos ocupados seguindo critérios políticos indica a existência...

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

Mais para você