InícioEditorialPolítica NacionalPresidente Lula se reúne com ministros do STF em jantar para discutir...

Presidente Lula se reúne com ministros do STF em jantar para discutir insatisfação no Congresso

Conversa foi marcada por preocupações com as reclamações crescentes e a falta de ação dos políticos aliados para proteger o tribunal

TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Encontro ocorreu na residência de Gilmar Mendes e contou com a presença de ministros como Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, alvo de críticas no Congresso

O clima de insatisfação no Congresso com o Supremo Tribunal Federal (STF) foi tema de um jantar entre o presidente Lula e quatro ministros da corte em Brasília, na noite desta terça-feira (16). A conversa foi marcada por preocupações com as reclamações crescentes e a falta de ação dos políticos aliados para proteger o tribunal. A percepção de deterioração das relações com o STF se intensificou após acusações de Elon Musk contra Moraes sobre censura. O encontro ocorreu na residência de Gilmar Mendes e contou com a presença de ministros como Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, alvo de críticas no Congresso.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No final de 2023, Arthur Lira garantia nos bastidores que não permitiria avanço de pautas anti-STF na Câmara, mas a situação mudou. Lira passou a articular formas de limitar os poderes da corte. Durante o jantar, os ministros pediram a Lula maior empenho do governo em defesa da democracia e do Supremo, destacando que a corte está sob ataque. A avaliação foi de que o STF tem se posicionado contra iniciativas antidemocráticas e, por isso, é alvo da direita. Entre os integrantes do centrão, há uma lista de episódios que aumentaram a insatisfação com o Supremo, como buscas autorizadas contra parlamentares e a prisão de Chiquinho Brazão sem flagrante. O jantar também abordou medidas do Congresso que geram tensão entre os Poderes, como o marco temporal das terras indígenas e a proposta de criminalização do porte de drogas. Lula concordou com a necessidade de apoio da base governista, mas o encontro não teve o objetivo de adotar medidas práticas. Novos encontros semelhantes estão previstos para as próximas semanas.

*Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Presbítero da AdBrás é encontrado morto em canavial

Márcio Vieira, de 38 anos, presbítero da Assembleia de Deus do Brás em Alagoas,...

TPI emite mandado de prisão contra Netanyahu e líder do Hamas considerado morto por Israel

DANIELA ARCANJO E CLARA BALBISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TPI (Tribunal Penal Internacional)...

Opinião: Batom na cueca: PF monta quebra-cabeças do golpe intentado por Bolsonaro e sua trupe

A conclusão pela Polícia Federal do inquérito da tentativa de golpe de estado...

Mais para você