InícioEditorialPolítica NacionalLula usa posts do X no Bluesky, mas nova rede tem baixo...

Lula usa posts do X no Bluesky, mas nova rede tem baixo impacto

Perfil tem 93% das publicações reaproveitadas; presidente tem números tímidos de alcance e seguidores

De 16 a 26 de abril, o presidente Lula (foto) ganhou 3.000 seguidores em sua conta oficial no Bluesky Sérgio Lima/Poder360 – 23.abr.2024

Bárbara Pinheiro Izabel Tinin 27.abr.2024 (sábado) – 10h24

Desde que criou um perfil na rede social Bluesky, 93% das publicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são um reaproveitamento de seus posts no X (ex-Twitter). De 57 compartilhamentos até às 16h de 6ª feira (26.abr), 53 são textos idênticos aos da rede social do bilionário Elon Musk.

O Poder360 compilou os dados desde 12 de abril, quando o petista entrou na plataforma. A nova plataforma tem o limite de 300 caracteres por post e vídeos ainda não são permitidos, por isso algumas publicações de Lula sofreram mínimas alterações, e foram consideradas iguais para o levantamento.

As publicações só com créditos de imagens não foram consideradas.

Eis exemplos de posts iguais publicados por Lula no Bluesky e no X:

Críticas à direita: Participação na cerimônia do Dia do Exército: Elogio à sua equipe de governo: A taxa de engajamento por post do presidente no Bluesky é alta comparada ao X. Ela é medida pelo total de interações de uma publicação dividida pelo número de seguidores da conta. Apesar de ter uma quantidade menor de interações na nova rede social, o perfil de Lula no ex-Twitter tem 8,8 milhões de seguidores, enquanto no Bluesky, 36.700.

O presidente criou a sua conta na plataforma em 12 de abril, quando a entrada de chefes de Estado na rede social passou a ser “permitida“. Segundo análise do Poder360, o presidente ganhou 3.000 seguidores de 16 a 26 de abril.

Professor de Marketing Político da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Marcelo Vitorino disse que a presença do presidente na rede social “não representa muito” em alcance e abrangência de comunicação. Para ele, a entrada de Lula é positiva do ponto de vista narrativo e “pode ser um bom canal para progressistas”, por ser, segundo ele, “mais humanizado”.

Vitorino ainda afirmou ser difícil imaginar a plataforma chegar a um número considerável de usuários no Brasil pelo próprio perfil da rede. O professor disse que a maioria dos users do X não está “tão incomodada” com os rumos da rede social. Segundo ele, o incômodo é maior em usuários de maior intensidade e em quem desaprova a utilização política feita por Musk.

Governistas no Bluesky Dos 38 ministros de Lula, só 5 criaram contas públicas no Bluesky: Paulo Pimenta (Secom), Nísia Trindade (Saúde), Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento) e Jorge Messias (Advocacia Geral da União). Todos têm contas ativas no X.

Tebet nunca publicou na rede social. Marina criou o seu perfil em 1º de maio de 2023. Sua última atualização foi no dia 31 do mesmo mês. Nísia só atualizou o seu perfil de 15 a 18 de abril de 2024.

A primeira-dama Janja Lula da Silva, que já teceu críticas a Elon Musk, não criou conta no Bluesky e segue com perfil no X.

Governistas começaram a usar a rede social depois de Elon Musk, dono do X, criticar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. O empresário chamou o ministro de “tirano”, “totalitário” e “draconiano”. Musk considera autoritarismo e censura as ações de Moraes contra perfis considerados extremistas na plataforma.

BLUESKY A rede social descentralizada é desenvolvida pela fundadora Jay Graber. O Conselho de Administração é composto por Jack Dorsey (fundador e ex-CEO do X quando a plataforma ainda se chamava Twitter), e por Jeremie Miller, inventor das tecnologias Jabber/XMPP. Permite postagens de até 300 caracteres, gifs e até 4 fotos. Vídeos ainda não são permitidos.

Em 2023, o Bluesky ganhou reconhecimento, principalmente de usuários do X insatisfeitos com a aquisição de Elon Musk. Até 7 de janeiro, o cadastro no aplicativo Bluesky só estava disponível com convite. Atualmente, a plataforma está com acesso liberado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Criticado, Pimenta defende sua escolha como autoridade federal no RS

A indicação foi alvo de críticas por Pimenta ser um possível pré-candidato do PT...

Menor chamou a PM após ficar com corpos da família em casa por 3 dias

São Paulo — O adolescente de 16 anos suspeito de ter matado a tiros...

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Mais para você