Matteus Alegrete entrou no BBB 24 com a promessa de conquistar o público com seu carisma e história de vida. O jovem gaúcho, nascido e criado no interior do Rio Grande do Sul, ganhou o coração do Brasil por se mostrar um verdadeiro “mocinho de novela” e acabou ficando com o segundo lugar do programa. No entanto, a trajetória do ex-brother sofreu uma reviravolta dramática na última semana.
O Ministério Público Federal recebeu uma denúncia feita pelo ativista Antonio Isuperio contra Matteus, que se declarou “preto” para ingressar no Instituto Federal Farroupilha, em 2014. À época, o gaúcho de Alegrete cursava Engenharia Agrícola na cidade natal.
O ex-BBB foi denunciado por falsidade ideológica por ter ingressado na instituição pelo sistema de cotas e se declarar como uma pessoa preta.
1 de 6
Matteus se disse preto e com renda familiar menor que 1,5 salário mínimo
2 de 6
Matteus Amaral recebeu dinheiro do governo após fraudar cotas
Reprodução
3 de 6
“Dando risada”, afirma Matteus após acusação de encenar ajuda ao RS
Instagram/Reprodução
4 de 6
Ex-BBB Matteus doa boina para leilão de ajuda às vítimas do RS
Reprodução/Instagram
5 de 6
Matteus se autodeclarou preto para ingressar numa universidade federal através do sistema de cotas
Reprodução/Gshow
6 de 6
Matteus foi vice-campeão do BBB24
Vale destacar que antes da polêmica, Matteus era um dos ex-brothers preferidos e “queridinhos” das redes sociais. Na casa mais vigiada do Brasil, ele se envolveu com Deniziane e depois viveu um romance com a manauara Isabelle, com quem mantém um relacionamento atualmente.
Alegrete, como é chamado, também ganhou notoriedade por sua amizade com Davi, o campeão do BBB 24. No programa, o gaúcho foi um dos poucos alicerces do baiano.
Pronunciamento de Matteus O gaúcho afirmou, nas redes sociais, que outra pessoa cometeu o erro ao realizar a inscrição. “A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio”, explica. “Lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção”, completou no comunicado.
Rio Grande do Sul Esta, porém, não foi a primeira polêmica que Matteus se envolveu desde sua saída do programa da Globo. O gaúcho foi acusado de não dar a devida importância às vítimas das enchentes que destruíram o Rio Grande do Sul.
O ex-BBB publicou um vídeo com o intuito de ajudar as vítimas das enchentes, mas foi acusado de encenação pelos internautas. Na gravação, Matteus faz um sinal de joinha para quem está gravando e começa a recolher produtos de limpeza que estão no asfalto, próximo de um carro lotado de doações. Veja o vídeo aqui!
Nos comentários, internautas se revoltaram com a gravação. “Que coisa montada, esperando o sinal pra ser gravado”, disse uma. “Que mico”, afirmou outra. “Está difícil acreditar nessa presepada toda”, comentou mais um.