O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quarta-feira (19/6), da posse da nova presidente do Petrobras, Magda Chambriard. Ela substitui Jean Paul Prates no comando da estatal, pouco mais após um mês da demissão dele.
Em discurso ao ser empossada, a nova presidente contou da “encomenda” dada a ela por Lula: “movimentar a Petrobras, porque ela impulsiona o PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro”.
Além disso, ela destacou a necessidade de por paz na empresa. “Gerir a Petrobras com respeito à sociedade e ele me disse bem assim: ‘tenho grande carinho pela Petrobras, a sociedade brasileira ama a Petrobras e eu também amo. Não quero confusão nessa empresa’”.
A fala ocorreu após a demissão de Prates, desgastado dentro do alto escalão do governo em meses de “fritura”.
“Vamos tornar realidade o que foi planejado. Zelar pela governança e por resultados empresariais robustos”, afirmou Chambriard, antes de se dizer “totalmente alinhada com a visão de país do presidente Lula e do governo federal, afinal, são nossos acionistas majoritários”.
Chambriard já começou a promover mudanças internas na empresa e, na última semana, indicou três novos diretores executivos, que ainda precisam ser aprovados.
Na segunda-feira (17/6), a nova presidente esteve no Palácio do Planalto, para um evento ao lado de Lula. Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) acompanham a posse de Magda.
Veja: