InícioNotíciasPolíticaOrtega chama de traição postura de Lula sobre crise na Venezuela

Ortega chama de traição postura de Lula sobre crise na Venezuela

Em mais uma ofensiva contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Daniel Ortega chamou de traição a postura do presidente do Brasil em relação à crise na Venezuela. A fala do líder de Nicarágua aconteceu nesta segunda-feira (26/8), durante a 11ª cúpula de chefes de Estado da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba-TCP).

Ortega afirmou que a maioria dos latino-americanos “está com Nicolás Maduro”, menos alguns governos “traidores” que “se apresentam como progressistas, como a administração Lula”, que contesta a vitória do líder chavista e já chegou a falar em novas eleições na Venezuela. 

“A forma como Lula se comportou diante da vitória do legítimo presidente da Venezuela foi vergonhosa, vergonhosa, repetindo os slogans dos ianques [EUA], dos europeus e dos governos rebaixados da América Latina”, declarou Ortega. “Você também está se rebaixando, Lula”.

Além de Lula, Ortega também atacou o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. O líder colombiano tem trabalhando com o governo brasileiro em busca de uma solução para a crise na Venezuela, desencadeada após a Justiça eleitoral do país declarar vitória de Maduro, e cobra transparência do pleito.

“Ao Petro, o que posso dizer ao Petro… Coitado do Petro”, afirmou. “Já vejo Petro competindo com o Lula para ver quem vai ser o líder, quem vai representar os ianques na América Latina”, disse Ortega.

O presidente de Nicarágua disse que a pressão internacional contra a vitória de Maduro pode desencadear uma guerra na Venezuela, “orquestrada pelos Estados Unidos”. Por isso, ele ofereceu soldados sandinistas para enfrentar os possíveis inimigos externos do chavismo.

“Não descartem eles [os EUA] organizarem uma contrarrevolução armada, como a que organizaram contra nós em 1979/1980”, afirmou Ortega. “Tenho certeza de que se isso acontecer, eles [o regime chavista] terão combatentes sandinistas acompanhando-os nessa batalha”, declarou.

Relação tensa A nova ofensiva de Daniel Ortega contra Lula surge dias após a diplomacia da Nicarágua expulsar o embaixador brasileiro no país, Breno de Souza Brasil Dias da Costa.

Segundo o governo sandinista, a decisão aconteceu após o diplomata não comparecer no evento que comemorou os 45 da revolução no país, que derrubou a ditadura da família Somoza.

Um dias depois, o governo brasileiro adotou a reciprocidade e também expulsou a embaixadora de Nicarágua no Brasil, Fulvia Patricia Castro Matus. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Juiz adia por tempo indeterminado anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O juiz a cargo do processo contra Donald Trump pela compra do silêncio da...

Cúpula nacional do União Brasil avalia de forma positiva indiciamento de Bolsonaro: “Quanto mais escaenteado melhor”

Com um postulante para a disputa presidencial em 2026, através do governador de Goiás...

Rui Costa afirma que “não há crise com Jaques Wagner por questões de indicação” no governo Jerônimo

O ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) afastou qualquer rumor de briga com o senador...

Justiça isenta Estado da Bahia de pagar FGTS retroativo a servidora que mudou do regime CLT para estatutário

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho, por...

Mais para você