Os três baianos que disputavam uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ficaram de fora da lista tríplice formada pelo Pleno nesta terça-feira (15). Após a formação da lista tríplice destinada a membros dos seis Tribunais Regionais Federais, os ministros escolheram a lista destinada ao Ministério Público.
Os três nomes que compõem a lista são Sammy Barbosa Lopes (MP do Acre), Maria Marluce Caldas Bezerra (MP de Alagoas) e Carlos Frederico Santos (Ministério Público Federal (MPF). Os nomes escolhidos concorrem à cadeira deixada pela ministra Laurita Vaz, aposentada em outubro do ano passado.
Os promotores Lívia Sant’Anna Vaz e Roberto de Almeida Borges Gomes, e a procuradora Sheilla Maria da Graça Coitinho das Neves, foram os nomes indicados pelo Ministério Público da Bahia e que ficaram de fora.
A lista tríplice será encaminhada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem cabe indicar o membro do Ministério Público que passará pela sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, o escolhido será nomeado e empossado como ministro.