InícioNotíciasPolíticaCartórios de Notas do Brasil promoverão mutirão de doação de órgãos no...

Cartórios de Notas do Brasil promoverão mutirão de doação de órgãos no sábado

No próximo sábado (19), os Cartórios de Notas de todo o país realizarão a 2ª edição da Jornada Notarial, evento gratuito de aconselhamento jurídico notarial que, neste ano, terá como foco a doação de órgãos. Por meio de atendimentos públicos em diferentes locais espalhados em diversos municípios e capitais brasileiras, cidadãos poderão realizar a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), documento digital que assegura a vontade da pessoa em ser doadora de órgãos.

O objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e estimular a emissão de AEDOs, serviço digital que facilita o registro da intenção de doação de órgãos, contribuindo para reduzir a fila de espera que ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil. Desde seu lançamento, já foram solicitadas mais de 14.7 mil autorizações de doações em Cartórios de todo o Brasil.

Regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e disponível gratuitamente para toda a população, a AEDO feita pelos Cartórios de Notas pode ser consultada, via CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos.

Os interessados em emitir AEDO devem comparecer no horário previsto das atividades portando documento de identidade com foto. Para a emissão da autorização, um profissional coletará as informações do cidadão, emitirá seu Certificado Digital Notarizado, uma assinatura digital que garante a identificação da pessoa que assinará a doação, e registrará a vontade do solicitante na plataforma digital e-Notariado, que congrega todos os serviços digitais brasileiros.

Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa, e caso deseje incluir outros órgãos na autorização, deverá revogar a anterior e emitir uma nova declaração. A emissão do documento é gratuita para o solicitante e pode ser feita pelo link: https://www.e-notariado.org.br/customer/certificate-request.

A iniciativa, que conta com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, é também uma oportunidade para a população esclarecer dúvidas práticas sobre testamentos, heranças, divórcios, compra e venda de imóveis, assim como diversos outros serviços realizados em Cartórios de Notas e que dão segurança e eficácia aos atos pessoais e patrimoniais das pessoas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O que Boulos fará após PT reconhecer eleição de Nicolás Maduro

A campanha de Guilherme Boulos (PSol) à Prefeitura de São Paulo não está preocupada...

Namoro entre Daniel Rocha e Vitória Strada vira alvo de preconceito na web

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após Nívea Maria revelar durante um programa gaúcho o...

Capitão da Inglaterra e Neymar: veja ligação de Liam Payne com futebol

O cantor Liam Payne, da ex-integrante da banda One Direction, que morreu nesta quarta-feira...

Integrantes de facção suspeitos de abandonar corpos na RMS são mortos após confronto com a PM

Um grupo de integrantes do Comando Vermelho que era suspeito de abandoar corpos nas...

Mais para você

[the_ad id="181056"]