InícioLazer, vida e culturaSaúdeMani Reggo tem direito a patrimônio de Davi Brito? Saiba como funciona...

Mani Reggo tem direito a patrimônio de Davi Brito? Saiba como funciona a regulamentação da União Estável

Meses após o fim do relacionamento entre o campeão do BBB Davi Brito com Mani Reggo logo após o fim da temporada 2024 do Big Brother Brasil, a empreendedora entrou na justiça com uma ação de reconhecimento e extinção de união estável na 7ª Vara de Família da Comarca de Salvador.

O artigo 1723 do Código Civil define uma união estável como uma convivência duradoura, pública e contínua, entre um homem e uma mulher, visando constituir uma família. Na ação movida por Mani, a empresária tenta provar que a relação existiu e já acabou.

Segundo a advogada Nivea Ferreira, a União Estável independe dos outros institutos “ou seja, independente se possui filhos, se moram juntos, se já tem anos de convivência”.

A jurista também explicou como é feita a dissolução desta relação e como ela se difere do divórcio. “Essa dissolução pode ocorrer consentidamente (extrajudicial) ou judicialmente. Sendo judicialmente, muitas vezes essa dissolução ocorre no mesmo momento do reconhecimento”.

“Para falarmos de divórcio, é porque existiu casamento. E o casamento é um instituto muito mais formal, solene. Então, consequentemente, o divórcio traz mais modificações formais, documentação. Tratando de status civil, por exemplo: uma pessoa que já foi casada, nunca mais será reconhecida como solteira, mas sim divorciada. Isto é, a partir do momento que a pessoa casa, a certidão de nascimento dela não tem mais validade’, explicou Nivea.

Por outro lado, assim como na dissolução do casamento, na União Estável o processo pode ocorrer de forma consensual ou litigiosa porque tudo depende do acordo feito entre as partes. 

“Ou seja, se as partes concordam com os termos e chegam a um acordo, é muito mais rápido e menos custoso também. Caso contrário, seguirão com um processo, com disputas, mais demorado e um juiz precisará decidir”, informou.

A advogada contou que o caso de Mani e Davi se enquadra bem neste caso, já que, enquanto eram um casal, ambas as partes deixavam claro que havia um relacionamento sério visando construir uma família.

Da mesma forma, a partilha destes bens após o fim da união dependerá do regime escolhido pelo casal, assim como no divórcio.

“Os regimes são os mesmos, contudo, a chave de tudo está no reconhecimento da união estável. Por isso, sempre alerto que: acha que vive em união estável? Faça o reconhecimento. É muito importante, sobretudo, para questões sucessórias”, finalizou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Alunos de direito denunciam empresa que vendeu visita ao STF e “sumiu”

São Paulo — Conhecer o Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto e...

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

Quando você tem todo o dinheiro do mundo e pode fazer praticamente o que...

Golpista da marmita fitness deu “tombo” em dezenas de moradores do DF

Uma suposta empresária, que se apresenta como dona de uma franquia de marmitas congeladas,...

Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas em operação em Vila do Café no sudoeste baiano

Em uma patrulha na Vila do Café, agentes da 80ª Companhia Independente de Polícia...

Mais para você