InícioNotíciasPolíticaValdemar chama de 'golpistas' condenados no 8/1 e pede desculpas após repercussão

Valdemar chama de ‘golpistas’ condenados no 8/1 e pede desculpas após repercussão

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, utilizou o termo “golpista” para se referir aos condenados no 8 de Janeiro e se retratou após repercussão negativa entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Essa expressão foi mencionada pelos repórteres durante a conversa, razão pela qual a utilizei, mas que não reflete minha opinião pessoal sobre o que aconteceu naquele dia”, disse o dirigente por meio de posicionamento oficial do partido.

 

 

Durante entrevista na GloboNews, a jornalista Andréia Sadi questionou Valdemar em qual medida o projeto de lei que anistia os golpistas do 8 de Janeiro, que será votado nesta terça-feira, 29, está vinculado ao apoio do PL, a maior bancada da Câmara, a um candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-PI) no comando da Casa. “Eu entendo que não há como incluir o (Jair) Bolsonaro. Seria só aos golpistas”, respondeu Costa Neto. “O processo do Bolsonaro nem foi julgado ainda”.

 

O posicionamento publicado nos perfis institucionais do PL qualifica a depredação do patrimônio público em 8 de janeiro de 2023 como uma ação “desordenada” que desembocou em condenações “desproporcionais”.

 

“Analisando minha fala, é evidente que não acredito que os eventos de 8 de janeiro tenham se configurado como um golpe de Estado. Na verdade, considero que foram ações desordenadas que, infelizmente, resultaram em condenações severas, chegando a 17 anos de prisão, o que enfatizei durante a entrevista como sendo extremamente desproporcional. Peço desculpas pelo equívoco gerado”.

 

O perfil do partido também publicou um trecho de uma entrevista em que Valdemar rechaça o uso do termo “golpista” para qualificar vândalos às sedes do Três Poderes. No recorte, o dirigente do PL prefere o uso da expressão “bagunceiro”. “É um golpista com pedaço de pau? Só no Brasil. Golpe é com metralhadora, com tanque de guerra. Aquilo não foi golpe nunca. Aquilo foi um bando de bagunceiros que têm de ser condenados, mas não a 17 anos”, afirma Valdemar.

Leia Também: Bicheiro Rogério de Andrade é preso no Rio de Janeiro

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

CCJ aprova PEC que inclui orientadores na aposentadoria especial

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votou, nesta terça-feira...

Nasce Ravi, segundo filho de Viih Tube e Eliezer

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Nasceu Ravi, segundo filho de Viih Tube, 24, e...

Brigadistas voluntários resgatam aves em situação de risco no sudoeste baiano

Agentes brigadistas voluntários do grupo Guardião Ambientais da Serra das Almas (Gasa) resgataram três...

No STF, times dizem que fim das bets acabaria com o futebol no Brasil

Os times de futebol contribuíram com o debate no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre...

Mais para você