InícioLazer, vida e culturaSaúdeBahia lidera produção de gado no Nordeste com 13,1 milhões de cabeças

Bahia lidera produção de gado no Nordeste com 13,1 milhões de cabeças

A Bahia alcançou a marca de 13.180.904 cabeças de gado e se mantém na liderança da produção pecuária no Nordeste. Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o rebanho bovino baiano é o sétimo maior do Brasil. 

O levantamento, feito durante a última campanha de vacinação, realizada em abril deste ano, também detalha a distribuição do rebanho entre os territórios do estado. Entre eles, destacam-se a Bacia do Rio Grande, na região Oeste, que se sobressai com 1.294.905 cabeças, seguida pelo Extremo Sul com 1.109.709, e o Médio Sudoeste da Bahia, com 1.084.478.

Na Bacia do Rio Grande, os três municípios com rebanhos mais expressivos são Santa Rita de Cassia, Wanderley e Cotegipe. No Extremo Sul, os destaques são os municípios de Itamaraju, Itanhém e Medeiros Neto. Já no Médio Sudoeste da Bahia, os municípios de Itarantim, Itambé e Itapetinga figuram como regiões com grande rebanho bovino.

A Adab, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário, ao garantir a sanidade do rebanho e a qualidade dos produtos de origem animal. A agência tem intensificado ações de fiscalização e de orientação técnica, o que contribui para a melhoria dos índices produtivos e sanitários dos rebanhos.

“O crescimento do nosso rebanho bovino é resultado de um trabalho conjunto entre o governo e os produtores, que atuam em prol da sanidade e da qualidade dos rebanhos. A disponibilidade de grãos na região Oeste, aliada às práticas de manejo adequadas em todo o estado, impulsionam a produção e consolidam a Bahia como líder na pecuária nordestina. Esse crescimento não apenas fortalece a economia local, mas também posiciona o estado como um importante player no mercado”, afirma Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Adab. 

A liderança da Bahia no Nordeste é reforçada pela capacidade de suas explorações pecuárias e pela eficiência na gestão dos produtores ao seu rebanho, com médias de bovinos por exploração pecuária que variam significativamente entre os territórios, refletindo tanto o porte das propriedades quanto a especialização em diferentes tipos de produção.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Custos de consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas alcoólicas ao SUS ultrapassam 28 bilhões por ano

Pesquisas feitas pela Fiocruz, em parceria com as organizações não governamentais  ACT Promoção da...

PM apreende armas e drogas dentro de bar em Vitória da Conquista

Um suspeito de tráfico de drogas foi localizado pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional...

Pacheco pede sessão no Senado para debater textos do papa Francisco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quer realizar uma sessão de debates temáticos...

Angelina Jolie diz que nenhum dos filhos quer seguir os passos dela como atriz: ‘Reservados’

VITOR MORENOSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Não espere ver os filhos de Angelina Jolie,...

Mais para você