InícioEditorialNotíciasTrump regressa à Casa Branca, mas e os processos criminais? Explicamos

Trump regressa à Casa Branca, mas e os processos criminais? Explicamos

Donald Trump está prestes a regressar à Casa Branca, depois de ter sido eleito para o cargo de 47.º presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira (6). Com este desfecho, como ficam os processos criminais contra o magnata? Explicamos!

 

Os casos que pendem sobre Trump ficam, agora, suspensos – pelo menos durante os quatro anos de presidência.

O magnata foi o primeiro ex-chefe de Estado a enfrentar acusações criminais. Este ano, Trump foi visado em quatro processos em simultâneo, tendo sido inclusivamente condenado pela falsificação de registros de pagamento à estrela pornográfica Stormy Daniels durante a sua campanha presidencial de 2016.

De fato, o presidente-eleito assegurou, em 24 de outubro, que demitiria o procurador especial Jack Smith “dois segundos” depois de tomar posse, recordou a agência Reuters, esta quarta-feira.

Saliente-se que Jack Smith foi o responsável pela investigação ao ataque ao Capitólio e à posse ilegal de documentos confidenciais, retidos na residência de Mar-a-Lago, na Florida, já depois de Trump ter abandonado a presidência. O, na altura, 45.º presidente declarou-se inocente e considerou que as acusações tinham motivações políticas.

Ainda que, como chefe de Estado, tenha autoridade para dispensar Smith e colocar um ponto final nos processos federais contra sele, Trump não poderá exercer o mesmo tipo de controle no caso de Stormy Daniels ou nas acusações de que é alvo na Geórgia, onde teria procurado anular a vitória de Joe Biden, em 2020.

Contudo, o regresso à Casa Branca enquanto 47.º presidente dos Estados Unidos faz com que Trump possa enfrentar consequências legais em qualquer um dos casos durante o seu mandato.

Saliente-se que a sentença no caso de Stormy Daniels está marcada para o próximo dia 26 de novembro, ainda que seja expectável que os advogados de defesa peçam que seja novamente adiada. O magnata poderá enfrentar até quatro anos de prisão.

Leia Também: Lula parabeniza Trump, defende diálogo e fala em trabalho conjunto

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Líderes europeus vão se reunir nesta quinta para discutir desafios do segundo mandato de Trump

Os líderes da Europa se reunirão na próxima quinta-feira (7) para discutir os desafios...

Dois traficantes do BDM morrem em confronto com a PM no bairro do Arenoso, em Salvador

Dois homens apontados como integrantes da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) foram mortos...

Eli Soares se apresenta no Incendeia da Igreja Bethel nesta 4ª, em Goiânia

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, o cantor gospel Eli Soares estará na Igreja Bethel,...

Justiça bloqueia R$ 300 mil de algoz de Bolsonaro em CPI

A Justiça do Distrito Federal ordenou o bloqueio de R$ 302 mil do ex-deputado...

Mais para você