InícioLazer, vida e culturaSaúdeKamala Harris vai presidir cerimônia de certificação da vitória de Trump em...

Kamala Harris vai presidir cerimônia de certificação da vitória de Trump em janeiro

A vice-presidente Kamala Harris, que foi derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, terá a responsabilidade de presidir a cerimônia de certificação da vitória de Donald Trump no dia 6 de janeiro. Essa função é determinada pela Constituição americana, que atribui ao vice-presidente do país, que também é o  presidente do Senado, o papel de anunciar o resultado da eleição e certificar a vitória do presidente

Nesta quarta-feira (6), Kamala parabenizou Trump pela vitória pelo telefone e depois reconheceu sua derrota em um discurso na Universidade Howard e pediu que seus apoiadores aceitassem o resultado das urnas. Essa atitude é um contraste marcante com a postura de Trump em 2020, quando ele se negou a reconhecer a vitória de Joe Biden, alegando, sem evidências, que houve fraude nas eleições.

Sua resistência em aceitar a derrota culminou na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, episódio que resultou em cinco mortes e deixou centenas de feridos. O comitê do Congresso que analisou a invasão concluiu que Trump pressionou seu vice, Mike Pence, a contestar a vitória de Biden, mesmo ciente de que Pence não tinha a autoridade para isso. Essa pressão é um dos pontos centrais das investigações em curso.

Próximos passos As datas importantes que antecedem a posse de Trump como presidente dos Estados Unidos incluem: 11 de dezembro, quando todos os Estados devem certificar os resultados eleitorais; 17 de dezembro, data em que os delegados de cada eEstado se reúnem para oficializar seus votos; e 6 de janeiro, quando o Congresso validará o resultado da eleição. A posse de Trump está marcada para 20 de janeiro.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carol Santos

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Trump nomeia Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta quinta-feira (14) Robert F....

Em um dia de operações ininterruptas, PM-BA captura 39 suspeitos em flagrante e 14 foragidos

Em apenas um dia de operações ininterruptas, a PMBA capturou 39 suspeitos em flagrante,...

Baianão 2025: Vitória estreia em casa contra o Barcelona de Ilhéus; confira tabela completa

Nesta quinta-feira (14), na sede da Federação Bahiana de Futebol, aconteceu o Conselho Técnico...

UEFS e HEC unem forças para promover a saúde mental infantil com a palhaçoterapia

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em parceria com a Universidade Estadual de Feira...

Mais para você