Após perder para o Corinthians por 2 a 1, no último sábado (9), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória ficará 11 dias sem jogos até voltar aos gramados no próximo dia 20, às 16h30, contra o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, em mais uma rodada decisiva da Série A. Na luta para evitar o rebaixamento, o Leão tem mais cinco jogos até o fim da competição.
Além do Tigre, o Vitória enfrenta o Botafogo, fora de casa, e depois recebe Fortaleza e Grêmio, no Barradão. Na última rodada, o compromisso do Leão será diante do Flamengo. Para essas partidas, o Vitória tem uma série de jogadores pendurados, que podem virar desfalques por suspensão em caso de mais um cartão amarelo. Atualmente, o goleiro Muriel, o zagueiro Neris, o lateral-direito Raúl Cáceres, o volante Luan, o meia Matheuzinho e os atacantes Carlos Eduardo e Zé Hugo possuem dois cartões amarelos.
Para o duelo contra o Criciúma, o técnico Thiago Carpini não poderá contar com o atacante Everaldo, que está suspenso justamente pelo acúmulo de cartões. Por outro lado, o Vitória terá o retorno do lateral-esquerdo Lucas Esteves e do volante Willian Oliveira, que voltam após cumprirem suspensão.
Com 38 pontos, o Rubro-Negro Baiano está na 13ª colocação, e está dois pontos à frente do RB Bragantino, 17º lugar e primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O Criciúma, próximo adversário do Leão, está no 15° lugar, com 37 pontos.