O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, refletiu sobre a possibilidade de uma chapa “só do PT” nas eleições de 2026. Segundo o líder, seria “um sonho” reeleger Jerônimo no governo do Estado e Jaques Wagner no Senado Federal, além de ter o atual ministro da Casa Civil Rui Costa no Senado.
“Mas qual o limite disso? Não estourar o grupo. A nossa vaidade, a de Rui, a de Wagner, a de Jerônimo, a minha ou a vaidade coletiva do PT não pode estar acima do projeto. Primeiro que o fundamental para nós é dar mais voto para Lula”, afirmou.
Durante entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, na Antena 1, Éden alegou que o maior orgulho do PT na Bahia é “ser o principal estado para Lula no Brasil”. “Sem a Bahia, Lula não seria presidente, em nenhuma das cinco vezes que o PT ganhou. Então, primeiro trabalhemos para dar mais votos para Lula, para alargar a votação de Lula na Bahia e ele aumentar sua base”.
“Segundo, nós vamos trabalhar para ganhar as eleições para governador com a unidade do grupo. Não tem PT que tenha mais capacidade de fazer aliança com o centro e com a centro-direita do que nós do PT da Bahia. Garantindo o protagonismo do PT, mas em um jogo onde os aliados também ganhem”, completou.
O dirigente finalizou afirmando que acredita que, para Jerônimo, a disputa da próxima eleição será do mesmo jeito que foi “a reeleição de Wagner e de Rui”. “A primeira eleição, quando você elege a primeira vez o governador, é a mais difícil. Com Wagner, foi difícil 2006, mas, 2010 já foi melhor. Com Rui, foi difícil 2014, 2018 foi muito melhor. Então, nossa perspectiva é, apertado com Jerônimo em 2022, mas em 2026 faremos melhor”.