InícioProjeto que busca eliminar malária do Brasil recebe investimento de Fundação Gates

Projeto que busca eliminar malária do Brasil recebe investimento de Fundação Gates

Publi

Um projeto brasileiro que busca erradicar a malária do país recebeu R$ 2,2 milhões de investimento da Fundação Bill & Melinda Gates no início da semana.

O consórcio que lidera s pesquisas é formado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde. O projeto prepara a população para receber um novo medicamento para a malária causada por P.vivax, responsável por 90% dos casos do país. Existem pessoas com déficit em uma enzima que podem desenvolver complicações com o remédio.

Com o incentivo, eles irão avaliar a viabilidade de um teste rápido de sangue para identificar quem tem deficiência e propor um tratamento individualizado. “Nessa primeira parte do projeto, vamos a campo fazer um diagnóstico dessa intolerância à medicação antimalária e observar como as pessoas lidam com esse novo diagnóstico”, explicou Marcus Lacerda, pesquisador chefe do Instituto Elimina. O Brasil registrou um acréscimo de 50% no número de doentes no primeiro semestre desse ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. “As pessoas têm um teste novo para ser feito. Tem que furar o dedo.

Elas têm maior dificuldade agora para usar o remédio [de malária]. Precisamos saber se vão aceitar, se acham que é uma boa, se o teste não retardará o tratamento, se quem faz o diagnóstico acha que é fácil ou difícil fazer o teste”, detalhou Lacerda.

Fonte | Bahianoticias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

A realização de um sonho de Igor Mãemusca

Apresentamos o mais novo fenômeno: Igor, mais conhecido como Igor Mãemusca. Forte nas redes...

Dicas de um especialista para conseguir acordar cedo e bem disposto

Você tem dificuldade em sair da cama cedo e se sente desmotivado pela manhã?...

Governo tomará medidas judiciais contra divulgadores de notícias falsas sobre Pix, diz Haddad

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o governo tome providências judiciais...

Mais para você