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A importância da formação continuada para os professores

Enormes são os desafios que se apresentam, frente a posturas ideológicas muitas vezes enraizadas, da complexidade de mudanças sociais, culturais, tecnológicas, religiosas, entre outras. Devemos pensar que apesar de difícil, a mudança é possível e que é preciso esquivar-nos de discursos que se conformam com determinadas afirmações de que “a realidade é assim mesmo”.

A educação escolar precisa ser vista como indissociável da realidade local e deve manter um diálogo com a cultura, a diversidade, a identidade, os conhecimentos, de modo a realizar a tão necessária ligação entre escola e comunidade, respeitando as diferenças e incorporando os saberes produzidos em suas práticas sociais.

Assim, entendemos que, para isso, a formação continuada de professores é muito importante para a sua formação como docente. É primordial para que o professor seja provido de conhecimentos teóricos que, juntamente às suas experiências em sala de aula, o façam vencer as dificuldades e o auxilie na recomposição das atividades.

A formação continuada de professores é um processo fundamental para preparar os educadores de modo a atuarem de forma eficiente e eficaz em sala de aula. Essa formação deve abrangir tanto a aquisição de conhecimentos teóricos quanto o desenvolvimento de habilidades práticas relacionadas ao ensino.

Existem diferentes abordagens de formação de professores, mas geralmente envolvem uma combinação de estudos teóricos, práticas pedagógicas e uma reflexão sobre a própria prática desenvolvida pelo educador.

Psicologia educacional, sociologia da educação, teorias de aprendizagem, didática, planejamento curricular, gestão de sala de aula, uso de novas tecnologias, currículo afrodiásporico, dentre outras. São temáticas que devem ser trabalhadas e as quais devem buscar desenvolver habilidades e competências destes professores em formação, adaptados às necessidades e características dos estudantes diante do seu convívio social, respeitando a sua singularidade.

Importante ressaltar que a formação de professores é um processo contínuo, que não se encerra com a obtenção de um título. Professores devem estar em constante atualização e participar de programas de desenvolvimento profissional ao longo de suas carreiras, a fim de se manterem atualizados em relação a novas práticas pedagógicas, novas tecnologias, novas pesquisas na área da educação, pensando também na troca de experiências com outros profissionais da área.

A formação continuada de professores desempenha um papel de suma importância na preparação de profissionais da educação qualificados e comprometidos com o ensino e a aprendizagem, entrelaçados entre as teorias e as práticas desafiadoras de educação contemporânea no século XXI.

*João Faustino Andrade Junior é pedagogo e historiador. Pós-Graduado em Historiografia Brasileira e em Formação de Professores das Séries Iniciais. É também coordenador técnico da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEDE) de Itaparica, além de professor do Instituto de Projetos Educacionais e Consultoria LTDA (IPEC).
Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores.

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