InícioEditorialPolítica NacionalAção de milícias foi o crime mais denunciado ao MP do Rio...

Ação de milícias foi o crime mais denunciado ao MP do Rio em 2023

Órgão recebeu 2.300 comunicações de crimes envolvendo grupos; aumento no total de todas as denúncias foi de 75%

Total de denúncias teve aumento de 75% de 2022 pra 2023 Divulgação/MPRJ – 29.ago.2019

PODER360 14.jan.2024 (domingo) – 8h00

O MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) recebeu mais de 89.000 denúncias da população em 2023 –75% a mais do que as enviadas em 2022 (51.105). No balanço divulgado pelo órgão o crime mais denunciado foi a atuação de milícias no Estado.

Ao todo, foram 2.300 comunicações à Ouvidoria do órgão envolvendo a ação dos grupos. As outras denúncias envolvem crimes contra pessoas (1.168), Lei de Entorpecentes (1.086) –que, entre outros aspectos, trata do tráfico ilícito de drogas– e ameaças (851). A maior parte dessas comunicações será apurada no âmbito das promotorias de Investigação Penal.

Os demais temas de maior incidência são cidadania, proteção à educação, defesa do meio ambiente e patrimônio cultural e idoso e pessoa com deficiência. No âmbito da cidadania, os relatos são sobre:

possível prática de improbidade administrativa (2.234); irregularidades em concursos (1.147); serviço público deficiente (651). O MPRJ utiliza o termo “comunicação” para definir o que comumente se chama de “denúncia”, ou seja, levar às autoridades informações sobre irregularidades. A diferenciação, segundo o órgão, é feita porque juridicamente “denúncia” se refere à ação penal apresentada pelo Ministério Público ao Poder Judiciário para que seja iniciado um processo criminal contra alguém.

Cada comunicação é analisada pela equipe da Ouvidoria e em seguida distribuída para as estruturas internas responsáveis pela adoção das medidas adequadas ao caso. A Ouvidoria funciona como um canal direto de ligação com o cidadão, em que qualquer pessoa pode apresentar denúncias, solicitar informações, fazer reclamações ou buscar orientação. O contato pode ser pelo portal da Ouvidoria, por telefone, pelo número 127, ou presencialmente.

Com informações de Agência Brasil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula sanciona novo Dpvat com vetos; entenda

Motoristas ficam obrigados a pagar o seguro para licenciamento, transferência e baixa de veículos,...

Pela vaga de vice em SP, deputado vai até o Vaticano na cola de Nunes

São Paulo — A presença do deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos) na comitiva que...

Engenheiro José Manoel toma posse da cadeira 13 na Academia Mackenzista de Letras

Autor de 14 obras, o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves assumirá a cadeira número...

Bolívia enviará ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

O presidente Luis Arce aprovou na 4ª feira (15.mai) a doação de alimentos, mantas,...

Mais para você