InícioEditorialAções do Governo do Estado para atender vítimas das enchentes

Ações do Governo do Estado para atender vítimas das enchentes

Em mais um dia de trabalho no Sul e Extremo Sul da Bahia, o gabinete avançado do Governo do Estado segue na articulação e execução de ações para atender às vítimas das enchentes. Nesta quinta-feira (16), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) realizou o resgate de diversas famílias que estavam ilhadas na comunidade do Barro, no município de Prado. A ação durou cinco horas e também recolheu animais que estavam no local.

Dois helicópteros foram utilizados para o transporte e a entrega de suprimentos para as localidades de Piragi, Santo Agostinho, Monte Azul e na sede de Jucuruçu.

Uma mulher grávida foi transportada em uma das aeronaves da força-tarefa de Jucuruçu para Itamaraju. Naine Rodrigues Jardim, 22 anos, estava prestes a entrar em trabalho de parto e foi encaminhada ao hospital em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Corpo de Bombeiros

O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar na força-tarefa envolve 14 veículos terrestres e 215 agentes, dos quais 64 se concentram nas ações realizadas em Itamaraju, um dos locais mais atingidos pelas enchentes. Entre os materiais recebidos, desde o início das operações, estão 5.279 cestas básicas, 114 caixas de hipoclorito de sódio, sabão detergente e outros produtos.

As atividades desenvolvidas incluem o mapeamento e a vistoria nos municípios atingidos pela água, a preparação dos materiais que são separados e entregues às vítimas, além de ações de primeiros socorros, entre outras.

A estrutura da corporação dispõe de grupamentos em Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e o Posto de Comando em Itamaraju. Equipes também estão distribuídas em postos avançados instalados em Jucuruçu, Medeiros Neto e Prado.

Infraestrutura

Os serviços de limpeza das ruas do distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, também ocorreram nesta quinta-feira (16). As escavadeiras, retroescavadeiras, equipamentos de patrolamento e caçambas trabalham desde a última terça-feira (14) para retirar o entulho e os resíduos de terra carregados pela água que invadiu a localidade.

A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), junto com o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul do Estado (Construir), é responsável pela operação.

O tráfego de veículos de pequeno e grande portes na BR-489, que liga Prado a Itamaraju, está totalmente liberado desde quarta-feira (15). O retorno da passagem de automóveis pela rodovia ocorreu após o início das ações emergenciais para a recomposição da via rompida no KM 15.

Outros trechos da BR-489, o KM 02 e o KM 13, também haviam passado por intervenções porque a posta cedeu. O trânsito nesses dois pontos foi retomado no início desta semana. Nos três locais, o deslocamento é feito por desvios provisórios construídos ao lado da pista rompida.

Saúde

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) está nas regiões afetadas pelas enchentes levando assistência e vigilância à saúde. Além do auxílio com materiais e insumos, os trabalhos se concentram também em reestruturar a capacidade instalada dos municípios. Medicamentos, testes rápidos, vacinas, soro antiofídico e hipoclorito, popularmente chamado de água sanitária, estão entre os principais itens disponibilizados para as gestões municipais de Saúde.

Agentes da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), ligada à Sesab, visitaram o Hospital Municipal de Itamaraju nesta quinta-feira (16). Os abrigos montados de forma emergencial para receber famílias desabrigadas ou desalojadas por causa das enchentes estão sendo vistoriados.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você