InícioAdolfo Viana pede regulamentação da lei que beneficia doadores regulares de sangue

Adolfo Viana pede regulamentação da lei que beneficia doadores regulares de sangue

Em discurso proferido na tarde desta terça-feira (08), o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) fez um apelo aos parlamentares da bancada governista para que interceda na regulamentação da lei 13.183, de sua autoria, que concede meia-entrada para doadores regulares de sangue em espetáculos, eventos esportivos e de lazer.

AV PLENÁRIO

“Desde junho de 2014 que aguardo a regulamentação. O estado do Espírito Santo foi beneficiado com lei semelhante há nove anos, peço aos parlamentares da bancada do governo que façam uma reflexão sobre o assunto que é de fundamental importância para todos. Não tenho dúvida de que vai ajudar muita gente”, acrescentou Adolfo Viana.

De acordo com informações do HEMOBA, a plaqueta é um componente do sangue e o déficit no estoque se deve à redução de doações. Segundo especialistas, uma única doação pode salvar até quatro vidas, pois o material doado é separado em diferentes hemocomponentes que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que é necessário ter pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular. Na Bahia, o percentual aproximado é de 1%. Com a Lei, Adolfo Viana pretende ajudar a garantir tranquilidade aos pacientes que aguardam por doações. “Mesmo com as campanhas realizadas com a finalidade de aumentar a quantidade de doadores, o déficit de bolsas persiste, o objetivo da lei é estimular os doadores”, avalia o parlamentar.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Funcionários públicos negam proposta de reajuste e ampliam greve

Outras 12 instituições federais devem aderir à paralisação a partir da próxima semana; movimento...

Menos fome no Brasil. A quem se deve?

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Indígena - Metrópoles ...

Justiça quer acessar contrato de naming rights na concessão do estádio Paulo Machado de Carvalho

A Justiça pediu acesso ao contrato de concessão do estádio municipal Paulo Machado de...

Mais para você