O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas e amigo pessoal de Lula, já tem sido tratado informalmente por petistas como futuro ministro do governo.
A expectativa de lideranças do PT é de que Marco Aurélio seja nomeado como ministro da Justiça, caso o favoritismo de Flávio Dino se confirme e o atual titular da pasta seja indicado ao STF.
A especulação aumentou nos últimos dias, após o advogado passar a semana em Brasília, onde foi visto circulando pelo Palácio do Planalto e se reunindo com caciques petistas.
Por ora, no entanto, ministros palacianos afirmam que não há qualquer decisão de Lula sobre Marco Aurélio. Eles admitem, porém, que o advogado tem amplo apoio dentro do PT para virar ministro.
O próprio coordenador do Prerrogativas vem evitando estimular a especulação em torno do seu nome. Ele tem dito que sua prioridade é a indicação do ministro da AGU, Jorge Messias, ao STF.
O próprio Messias, aliás, é cotado para assumir o Ministério da Justiça, caso Dino vá para o Supremo. O titular da AGU demonstra não ter interesse, mas sabe que, se for chamado por Lula, não terá como dizer não.
Advogado já foi preterido por Lula Essa é a segunda vez que Marco Aurélio é cotado para ministro de Lula. Na transição, o nome dele foi cogitado para a Secretaria-Geral da Presidência, mas o advogado acabou preterido.