InícioAgosto Dourado: Anápolis (GO) incentiva doação e aleitamento materno

Agosto Dourado: Anápolis (GO) incentiva doação e aleitamento materno

Goiânia – Para dar mais visibilidade à campanha Agosto Dourado, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para simbolizar a luta pela amamentação, o município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, preparou uma programação dedicada ao tema. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, o Banco de Leite Humano e a Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvem ações de incentivo ao aleitamento materno e também à doação de leite.

“O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos”, ressalta a coordenadora do Banco de Leite Humano, Eliene Monteiro. Além disso, protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, reduzindo o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

Eliene destaca que, apesar do reforço durante o Agosto Dourado, a conscientização é feita constantemente pela equipe em unidades de saúde, instruindo e ressaltando a relevância da doação. Ela explica que a escolha das doadoras é feita por triagem.

Após a divulgação, é feito o cadastro de todas as mães que desejam doar. Elas recebem atendimento individual para saber sobre rotina e histórico de saúde, entre outras condições, e claro, as informações necessárias para a coleta segura.

O leite coletado passa por um processo de pasteurização e análise de qualidade. Todo cuidado é tomado para que os bebês recebam um produto bom e nutritivo. Algumas mães possuem problemas familiares e psicológicos que podem atrapalhar no resultado do leite produzido. Com o atendimento em psicologia, implantado pela atual gestão, as doadoras contam com um apoio que faz toda a diferença.

Em domicílio A cada dia da semana é feito um atendimento domiciliar às doadoras ativas. Os profissionais responsáveis realizam um rodízio nos bairros e passam nas casas recolhendo o leite. O Banco de Leite Humano do município é responsável pela coleta, processamento e controle de qualidade do leite que, depois de pasteurizado, é doado para unidades como a Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva e a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa.

Desde dezembro de 2018, o Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira possui sede própria, no Bairro São Joaquim, e teve a assistência ampliada às gestantes, mulheres pós-parto e em fase de amamentação, e também às crianças.

Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em pediatria, psicologia, enfermagem, odontologia e odontopediatria. Esse último ainda oferece a frenectomia, uma pequena cirurgia que consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” fina de tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca do bebê, conforme orientação médica.

Programação:

12 de agosto
09h – Atividades para gestantes na unidade de saúde Filostro Machado; 15 de agosto
08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde São Carlos
15h – Atividades para gestantes na unidade de saúde Calixtópolis; 16 de agosto
08 – 08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Anexo Itamaraty; 17 de agosto
09h – Atividades para gestantes na unidade de saúde Jardim Alexandrina;
13h30 – Mamaço e Shantala para gestantes e lactantes. Ação promovida por meio de parceria entre a Prefeitura (Banco de Leite Humano) com a ONG Mamães de Anápolis, Maternidade Dr. Adalberto e Santa Casa Anápolis. Local: Parque Ipiranga. 18 de agosto
08h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Arco Verde;
08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde da Vila Fabril;
09h – Palestra e atividades nas unidades de saúde do Santo Antônio e João Luiz de Oliveira;
14h – Palestra sobre aleitamento materno para grupo de gestantes na unidade de saúde Santa Maria de Nazareth; 19 de agosto
08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Recanto do Sol;
13h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Jardim Suíço;
14h – Palestra e atividades para grupo de gestantes nas unidades de saúde Paraíso e Branápolis; 23 de agosto
08h – Palestra sobre aleitamento materno para grupo de gestantes na unidade de saúde do Bandeiras e Souzânia; 24 de agosto
08h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Calixtolândia;
09h – Atividades para gestantes nas unidades de saúde Santa Izabel, Bairro de Lourdes e São Lourenço;
14h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do São Vicente; 25 de agosto
09h – Atividades para gestantes nas unidades de saúde Vivian Parque, Interlândia e Parque dos Pirineus;
09h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Maracananzinho; 26 de agosto
08h – Atividades e palestra sobre aleitamento materno para grupo de gestantes nas unidades de saúde do Adriana Parque e da Vila Norte; 30 de agosto
07h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Setor Tropical;
08h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Jardim das Américas;
08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde da Vila Formosa;
09h – Palestra sobre aleitamento materno para grupo de gestantes na unidade de saúde do Maracanã. Com informações da Prefeitura de Anápolis

O post Agosto Dourado: Anápolis (GO) incentiva doação e aleitamento materno apareceu primeiro em Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Saque calamidade está disponível para trabalhadores atingidos pelas enchentes no RS

Trabalhadores de 73 municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente afetados por...

Mais para você