InícioEditorialPolítica NacionalAlckmin reitera que juros estão ‘exagerados’, mas acredita que tendência é de...

Alckmin reitera que juros estão ‘exagerados’, mas acredita que tendência é de queda

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a dizer, nesta sexta-feira (21), que considera alto o patamar atual da Selic, classificando os juros em 10,5% ao ano como “exagerados”. “Com inflação de pouco mais de 3,5%, estamos falando de 7% de juros real, é muito”, afirmou Alckmin. Ele reiterou sua avaliação de que a tendência é de queda da Selic, hoje muito impactada pelas taxas americanas e pela questão fiscal no Brasil. De acordo com Alckmin, ficará “claro nos próximos meses” o compromisso do governo federal com o “rigor” de natureza fiscal. Na quinta-feira (20), após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manter, na quarta-feira (19), por decisão unânime, a Selic em 10,5% ao ano, Alckmin já havia feito essa análise. Ele foi questionado novamente sobre o assunto durante visita à fábrica da Scania em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Alckmin também foi questionado sobre a futura indicação para a presidência do BC, se ficaria com o atual diretor de Política Monetária do banco, Gabriel Galípolo, ou com o economista André Lara Resende, mas desconversou. “Essa é uma definição do presidente da República e no momento adequado. Há dois ansiosos na vida, os políticos e os jornalistas”, disse. Após a decisão unânime do Copom de manter a Selic em 10,50%, a avaliação de ministros do governo ouvidos é de que Galípolo segue firme no páreo pelo comando do BC, embora uma ala do PT tenha passado a defender que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indique Lara Resende para assumir a autoridade monetária.

Publicado por Carolina Ferreira

*Com informações do Estadão Conteúdo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Diretora do Serviço Secreto dos EUA é intimada pelo Congresso

Kimberly Cheatle confirma que testemunhará na sessão marcada por comitê republicano para a próxima...

Laudos de câncer atrasados chegam a 1 mil e HUB pede ajuda a hospitais

A Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DADT) do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB)...

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Mais para você