InícioEditorialPolítica NacionalAlertado por aliados, governador quer que vice cuide de obras ainda no...

Alertado por aliados, governador quer que vice cuide de obras ainda no papel

Aconselhado pela articulação política do Palácio de Ondina a manter o vice ocupado, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pretende colocar sob controle de Geraldo Júnior (MDB) grandes obras estruturantes na capital que nunca saíram do papel. Entre as quais, a Ponte Salvador-Itaparica e o Monotrilho do Subúrbio (ex-VLT), ambas travadas por impasses com os consórcios chineses que conquistaram o contrato de concessão dos dois projetos. A hipótese foi cogitada após alerta de que Geraldo Júnior, uma vez sem posto de destaque na gestão direta e sem cota pessoal no alto escalão, poderia ser fonte de fogo amigo ou gerar problemas para Jerônimo em um futuro muito próximo.

Cabeça vazia é oficina do capeta
Embora Geraldo Júnior tenha saído das urnas fortalecido com a vitória da chapa petista e a eleição do filho, Matheus Ferreira (MDB), para deputado estadual, ele tomou posse como vice-governador enfraquecido pela pouca influência no núcleo central do governo. 

Cessar-fogo
O senador Jaques Wagner e o recém-empossado ministro da Casa Civil, Rui Costa, entraram em acordo sobre o controle da Embasa, pivô da nova crise entre os petistas. Wagner queria indicar um nome, mas Rui pressionava para indicar outro apadrinhado. A solução, confidenciaram líderes da base governista, foi apresentar uma terceira via que agradasse os dois. 

Lado B
Apesar do sigilo em torno da montagem do segundo escalão do governo Jerônimo, incluindo o próximo dirigente da Embasa, parte dos cargos já tem os ocupantes definidos. Um deles é a chefia da Conder, que deve permanecer com o ex-vereador José Trindade. A Bahiagás, segundo apurou a Satélite, está destinada a um cardeal do PCdoB. 

Bola dividida
Entre as incógnitas, a principal diz respeito ao Inema, órgão responsável pelos licenciamentos ambientais. Metade da bolsa de apostas garante que o caminho está pavimentado para o vereador Henrique Carballal (PDT). A outra parte, que a escolhida será a ex-secretária de Meio Ambiente Márcia Telles.

Troca de posto
Com a possível saída da pedetista Andréa Mendonça da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, quem deve assumir a pasta é o vereador Duda Sanches (União Brasil). No Thomé de Souza, a nomeação de Sanches teria sido acertada com o prefeito Bruno Reis desde que a irmã do deputado Félix Mendonça Júnior, presidente do PDT da Bahia, entrou na lista de prováveis mudanças da equipe.

Bebida amarga
Com a continuidade da Guerra da Ucrânia, que fez o preço dos insumos agrícolas saltar, o café permanecerá caro no mercado, projeta João Lopes Araújo, presidente da Assocafé, que representa os produtores baianos. “A saca do tipo arábica foi a R$ 2 mil. Caiu pela metade. Se baixar mais, e os custos com a lavoura continuarem altos, fica inviável”, explica.

Ver a concretização dos museus da Música e das Histórias e agora o início das obras do complexo muito me orgulha como soteropolitano, mas também como ex-gestor  Cláudio Tinoco, vereador da capital pela União Brasil e ex-secretário de Cultura e Turismo, ao festejar o início da construção da Escola de Arte e Tecnologia e da Casa de Espetáculos na Cidade da Música

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Como saber se tenho direito a algum benefício do governo pelo CPF?

Em um país onde a assistência social é vital para milhões de pessoas, saber...

Irã agradece ao Brasil por solidariedade com presidente morto

Em nota oficial divulgada pela embaixada, o país islâmico...

Aldo Rebelo lança livro sobre o interesse internacional pela Amazônia

“Amazônia: a maldição das Tordesilhas – 500 anos de cobiça internacional”, é o mais...

STF põe Carla Zambelli e Walter Delgatti no banco dos réus por invasão ao sistema do CNJ

Deputada e hacker ‘Vermelho’ responderão por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica ...

Mais para você