InícioEditorialPolítica NacionalAlesp aprova privatização da Sabesp em vitória do governo Tarcísio

Alesp aprova privatização da Sabesp em vitória do governo Tarcísio

Por 62 votos favoráveis a 1 contrário, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira, 6, o projeto de lei que privatiza a Sabesp, companhia de saneamento básico do Estado. O resultado é uma vitória do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), autor da matéria. Antes do início da sessão, manifestantes presentes na galeria da Alesp gritaram “não a privatização”. Por se tratar de um PL, era necessária maioria simples. Depois de passar pela Alesp, o projeto deve tramitar de forma obrigatória na Câmara de Vereadores de São Paulo, já que a capital representa 44% do faturamento da Sabesp.

Pelas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas comemorou a aprovação: “Dia histórico para São Paulo! Parabéns aos bravos parlamentares da Alesp que aprovaram a privatização da Sabesp. A coragem com que enfrentaram os ataques dos que não têm argumentos ajudará a construir um legado de universalização do saneamento, de despoluição de mananciais, de aumento da disponibilidade hídrica, de saúde para todos. Vocês estão ajudando a construir um novo futuro!”, afirmou em uma publicação.

As dúvidas sobre a aprovação da privatização da Sabesp surgiram após os apagões da empresa responsável pela distribuição de energia em São Paulo, a Enel, e pelas insatisfações da própria base do governo do Estado. O texto, de relatoria do deputado Barros Munhoz (PSDB), concede ao governo estadual a permissão para diminuir sua participação na empresa, que hoje corresponde a 50,3%. Contudo, não foi definida qual será a parcela do governo na companhia. De acordo com a gestão Tarcísio, a parcela ficará em torno de 15% a 30%, mas deve ser definida, apenas, em janeiro.

O deputado Paulo Mansur (PL), ao votar a favor do projeto, parabenizou a atuação da Polícia Militar na condução do tumulto ocorrido mais cedo, como mostrou o site da Jovem Pan, e afirmou: “Vamos votar para privatização da Sabesp, que é o povo paulista quer”.

A deputada estadual Márcia Lia (PT), líder da bancada petista na Alesp, afirmou que o partido é contra a privatização da companhia. “A Sabesp atende cerca de 72% da população paulista, o índice de abastecimento é de 98%, de coleta de esgoto de 92% e de tratamento de esgoto de 83%, são os índices mais elevados do Brasil para empresas de saneamento e de água regionais. A sua capacidade econômica e financeira é de R$ 56 bilhões de reais. Essa é a capacidade de investimento para que houvesse a universalização dos serviços de água e esgoto em todos os 375 municípios do Estado. A Sabesp é financeiramente saudável, ela não precisa ser privatizada (…). Se privatizar, não temos dúvida nenhuma de que a tarifa vai aumentar”, disse.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Saque calamidade está disponível para trabalhadores atingidos pelas enchentes no RS

Trabalhadores de 73 municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente afetados por...

Mais para você