InícioEditorialPolítica NacionalAlesp aprova projeto que concede benefícios para pacientes com fibromialgia

Alesp aprova projeto que concede benefícios para pacientes com fibromialgia

Se sancionada, a lei estadual garantirá vagas em concursos públicos, assentos no transporte coletivo e benefícios para aposentadoria; doença reumatológica causa dor crônica e intensa em todo o corpo

stefamerpik/Freepik

Fibromialgia causa dor intensa em todo o corpo, fraqueza muscular, fadiga e distúrbios do sono, da memória e do humor

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou o projeto de lei 1.573/2023, de autoria do deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), que concede direitos a pacientes com fibromialgia. A proposta agora aguarda sanção do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) dentro de 45 dias. O projeto reconhece a fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais, reforçando disposições já estabelecidas pela lei federal 14.624/2023 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Se sancionada, a lei estadual garantirá a pessoas com fibromialgia prioridade em procedimentos administrativos, vagas em concursos públicos, assentos no transporte coletivo e benefícios para aposentadoria. A fibromialgia é uma doença reumatológica caracterizada por dor crônica e intensa em todo o corpo, fraqueza muscular, fadiga e distúrbios do sono, da memória e do humor.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor (SBED), cerca de 3% da população brasileira sofre com essa condição, a maioria mulheres entre 25 e 50 anos. Para Zimbaldi, a lei representa um avanço importante na garantia de direitos: “Quem tem fibromialgia precisa de atenção especial do Estado. A doença pode implicar em severas restrições à vida profissional e afetiva, impactando na qualidade de vida. Contamos com a sensibilidade do governador para sancionar essa lei”. A Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que a fibromialgia afeta entre 2% e 12% da população adulta brasileira, podendo também ser diagnosticada em crianças, adolescentes e idosos.

Publicada por Felipe Cerqueira

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Filhos de Cid Moreira são investigados por denunciação caluniosa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Reviravolta no caso da herança de Cid Moreira (1927-2024)....

Mais uma? Marca de cosméticos cancela contrato com Jojo Todynho

Parece que as coisas não andam muito boas para Jojo Todynho. Depois de expor...

Ministério da Agricultura divulga nova lista com 12 marcas de azeite impróprias para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou recentemente uma nova lista de azeites...

Mega-Sena, 2788: veja as dezenas sorteadas para o prêmio de R$ 51 milhões

As Loterias Caixa sorteram nesta terça-feira, 22, o prêmio de R$ 51 milhões do...

Mais para você

[the_ad id="181056"]