A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária segue verde neste mês de dezembro.
Segundo a Aneel, as boas condições de geração de energia do país não trouxeram custos que pudessem gerar cobranças adicionais na conta de luz, e que com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo do que as termelétricas, por exemplo.
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras verde, amarela e vermelha, indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional, SIN, gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. As bandeiras sinalizam com antecedência o custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente, evitando o desperdício. Antes, esse custo era atualizado de uma única vez ao ano e os consumidores só conheciam depois, nas revisões anuais das tarifas de energia de cada distribuidora.
Economia São Luís 28/11/2022 – 08:20 Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional conta de luz Aneel Bandeira Verde segunda-feira, 28 Novembro, 2022 – 08:20 1:19