InícioNotíciasPolíticaApós fuga de detentos e intervenção admistrativa, Jerônimo promove trocas na direção...

Após fuga de detentos e intervenção admistrativa, Jerônimo promove trocas na direção do presídio de Eunápolis

Quase um mês após 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, terem fugido das instalações, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nomeou a nova direção responsável pelo comando da unidade. O local também foi alvo de uma intervenção administrativa e o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Castro, chegou a determinar instauração de uma sindicância para apurar os fatos.

“Foram feitas ações de troca. Hoje, por exemplo, nós nomeamos uma nova direção. Estava acontecendo uma intervenção a partir da Secretaria de Presídio. Nós hoje nomeamos uma nova direção, assim como saiu também hoje a nomeação do presídio de Jequié para que a gente possa fortalecer a ação. A atuação de inteligência, desde o primeiro momento que foi deflagrado, Inclusive, o secretário Zé Castro desceu no mesmo dia, estava em agenda externa, voltou, desceu com o TJ-BA, com o Tribunal de Justiça, para garantir uma apuração dos fatos e punir com a inteligência e naturalmente com a justiça aqueles que realizaram atitudes que não são servidores públicos do sistema de presídio”, indicou o governador na manhã desta terça-feira (7).

A fala foi feita durante entrega de novas viaturas para as forças de segurança da Bahia, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Segundo publicação do Diário Oficial, os diretores Joneuma Silva Neres e Elton Deolinho Rocha foram exonerados dos cargos.

A FUGA

Dezesseis presos fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis, no dia 12 de dezembro. Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o fato ocorreu por volta das 23h após um grupo de homens fortemente armados invadirem a carceragem. Houve troca de tiros com os agentes de segurança do presídio.

Na ação criminosa, os acusados conseguiram abrir duas celas, provocando a fuga de 16 internos. Ainda segundo a Seap, a Reviver, empresa que atua na cogestão da unidade e é também responsável pela segurança do acesso ao local, informou que acionou a polícia, mas não houve tempo hábil para intervenção.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Paris Jackson revela ser viciada em heroína e álcool: “Quase perdi tudo”

Paris Jackson, filha de Michael Jackson, compartilhou um desabafo emocional nas redes sociais, celebrando...

PM encontra laboratório de drogas e prende homem em flagrante em Lauro de Freitas

Renival da Conceição Ferreira foi preso em flagrante nesta terça-feira (7) durante uma incursão...

O que esperar do clima para o Brasil em 2025?

O ano de 2024 ficou marcado por várias ondas de calor no Brasil. Além...

Lula sanciona projeto que estimula produção de frutos do Cerrado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei que estimula...

Mais para você