InícioEditorialPolítica NacionalApós ordem de Moraes, Jerônimo determina retirada de acampamentos golpistas na Bahia

Após ordem de Moraes, Jerônimo determina retirada de acampamentos golpistas na Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues confirmou nesta segunda-feira (9) que a Bahia vai cumprir a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou a liberação das áreas de acampamentos em frente a quartéis do Exército e locais similares. A decisão foi tomada um dia após golpistas que estavam acampados e que chegaram em caravanas invadirem prédios do Palácio do Planalto, do STF e do Congresso Nacional, em Brasília.

A decisão foi anunciada após reuniões de trabalho com gestores das pastas de Segurança, Justiça e outras áreas estratégicas. A ideia é manter o monitoramento e combate a atos antidemocráticos no estado. O encontro aconteceu no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.  

“Temos uma ordem judicial a ser cumprida e, conforme esta ordem estabelece, a Polícia Militar será responsável por isso (pela retirada dos acampamentos), mas nós não podemos fazer isso sem dialogar com o Exército. Então fizemos uma agenda de trabalho para que a gente possa cumprir a ordem nas próximas horas, nos próximos dias”, explicou Jerônimo.  

Outros agrupamentos na Bahia não estão na área do Exército e por isso é preciso tomar cuidado para seguir a lei, acrescentou. “Os acampamentos estão montados na área do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), no caso de Feira de Santana, que está à margem do anel de contorno, então nós temos que dialogar com o DNIT, mas a PM já fará isso. E tem, por exemplo, aqui em Salvador, Alagoinhas e Vitória Conquista, que são áreas municipais. A Casa Militar já saiu daqui designada a fazer um diálogo com as prefeituras”, diz. 

Ao longo da manhã, Jerônimo se reuniu com o vice-governador Geraldo Junior, os secretários de Segurança Pública, Marcelo Werner, da Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, e de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Antônio Gonçalves, além dos secretários de Gabinete, Adolpho Loyola, e de Relações Institucionais, Luiz Caetano. O comandante geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e a Procuradora Geral do Estado, Bárbara Camardelli também participaram dos trabalhos, assim como o General de Divisão Marcelo Guedon, comandante da 6ª Região Militar, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes, e a Procuradora Geral de Justiça, Norma Angélica. 

(Foto: Rafael Martins/GOVBA)

Encontro de governadores
Jerônimo participa ainda hoje de uma nova reunião com os governadores, agendada para às 18h, em Brasília. Eles vão reafirmar o compromisso em prol da democracia e a união para que esses episódios não aconteçam em outros pontos do país.

Desde domingo (8), a segurança foi reforçada pela Polícia Militar em alguns prédios públicos na Bahia. Entre os locais monitorados está o Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde estão sediados secretarias e outros órgãos da administração pública estadual.    

Na madrugada de hoje, o governador enviou para Brasília uma tropa de 70 policiais militares para atuação no combate aos atos que atingiram os prédios dos Três Poderes. O avião que levou os agentes da Bahia fez escala em Fortaleza, no Ceará e chegou por volta das 7h da manhã na capital federal.  

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Saque calamidade está disponível para trabalhadores atingidos pelas enchentes no RS

Trabalhadores de 73 municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente afetados por...

Mais para você